A UNISOL Brasil e o SEBRAE Nacional se reúnem para discutir os desafios do Setor da Reciclagem.

08/05/2008
A UNISOL Brasil e o SEBRAE Nacional se reúnem para discutir os desafios do Setor da Reciclagem.
 

 
A UNISOL Brasil em parceria com o SEBRAE Nacional reuniu no período de 06 à 08 de Maio em MG e DF, 40 representantes de cooperativas e associações de Reciclagem de 9 estados do país para trocarem experiencias e discutirem os desafios do Setor.
 
O objetivo dessas cooperativas é se fortalecerem através de ações conjuntas obtendo bons resultados econômicos; além de buscar formação social para os trabalhadores.
 

 
A mesa de abertura foi marcada pela presença das cooperativas: de MG Comarp e Coopersoli e do DF a Coop 100 Dimensão, por serem estas as cooperativas que receberam os visitantes no período.
 
O Sidney da Cooperativa Remodela deu grande contribuição na questão do funcionamento de cadeias produtivas, falou principalmente da Cadeia Produtiva do Biodiesel para mostrar que somando forças junto às outras cooperativas filiadas à UNISOL, podemos fortalecer o setor e constituir outras cadeias produtivas.
 
A Cadeia Produtiva do Biodiesel envolve as Cooperativas de Reciclagem a partir da coleta do óleo de fritura das residências e comércios e venda para a Cooperativa Remodela que transforma este em Biodiesel e vende para as cooperativas Metalúrgicas.
 

 
Um dos grandes desafios do setor estão: na gestão e na comercialização, nesse sentido o encontro é um marco para o longo percurso que temos pela frente.
 
No dia 8 de Maio tivemos a presença dos representantes do: BNDES; MDS; FBB e Sebrae Nacional que apresentaram seus programas de apoio e financiamentos.
 
O intercâmbio entre as cooperativas de Reciclagem se iniciou a partir de uma solicitação das Cooperativas de MG, que sentiam necessidade de conhecer experiências de outros Estados, e através do projeto da UNISOL Brasil com o SEBRAE Nacional foi possível viabilizar a vinda das cooperativas de reciclagem de MG para SP e PR em outubro 2006. Após este foi sentido por essas cooperativas a necessidade de se reunirem e somar os esforços com as cooperativas de reciclagem dos outros Estados e finalmente em Maio de 2008 conseguimos realizar o 2º encontro com 40 representantes de cooperativas de reciclagem envolvendo nove Estados.
 
Essas cooperativas, tem participado de cursos, seminários, reuniões e encontros em seus Estados e a troca de experiência através das visitas em outras cooperativas junto com palestras de temas específicos possibilita aos participantes uma maneira conhecer as formas de organizações existentes e aponta para a busca de melhorias.
 
Estas cooperativas de reciclagem estão construindo o Setorial da Reciclagem dentro da UNISOL Brasil, onde estarão sendo aprofundadas as questões que são desafios a serem enfrentados por este setor.
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM