Ato, em Brasília, marca lançamento da Marcha das Margaridas 2015

Marcha das Margaridas
Com o lema: “As Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, será realizado, nesta terça-feira (11), em Brasília, o Lançamento da Marcha das Margaridas 2015. O ato faz parte da programação da Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe no Ano Internacional da Agricultura Familiar.
Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, o  lançamento  é importante e simbólico, pois sempre traz novas demandas e propõe o monitoramento das políticas públicas em andamento. “A marcha é o momento de afirmação da importância do papel das mulheres na agricultura familiar, na produção de alimentos e na segurança alimentar”, afirma.
A expectativa é de que, em 2015, mais 100 mil mulheres participem da mobilização prevista parra ocorrer nos dias 11 e 12 de agosto. “ É um momento importante de empoderamento das mulheres e de suas próprias demandas. É um momento de visibilidade importante e adquiriu reconhecimento ao incidir nas políticas, mobilizar as mulheres e fortalecer a autoestima delas”, explica a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra Lunas.
Homenagem
A Marcha das Margaridas é considerada a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil e leva esse nome em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, que lutou contra a exploração no campo e pelos direitos dos trabalhadores, combateu o analfabetismo e defendeu a reforma agrária. Em 1983 Margarida foi assassinada por usineiros da Paraíba.
Serviço
Ato de Lançamento Marcha das Margaridas 2015
Data: 11 de novembro (terça-feira)
Hora: 19 h
Local: Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) – Luziânia
Fonte: MDA

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM