Brasil troca experiências sobre cooperativismo com a Itália

A UNISOL Brasil, a prefeitura de São Bernardo do Campo e a Universidade Metodista, com o apoio da Presidência da República do Brasil e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do programa Brasil Próximo, do Governo da Região da EmiliaRomanha, realizaram entre os dias 09 e 16 de abril o evento Formação Brasil Próximo: conexão de experiências sobre cooperativismo Itália – Brasil. O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre modelos de economia solidária em cooperativismo entre os dois países.
Realizado na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, o evento contou com cursos sobre economia solidária, ministrados por especialistas em cooperativismo da região de EmiliaRomagna, na Itália.
“A Itália é um grande exemplo a ser seguido, eles, especificamente essa região, tem avançado na questão dos marcos regulatórios e dos fundos cooperativos. Os grandes conglomerados cooperativos sempre fazem intercâmbios com a Itália”, declarou Arildo Mota Lopes, presidente da UNISOL Brasil.
No dia 09 de abril foi realizado o seminário de abertura do evento, que teve a participação, por meio de representantes, da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSol).
Já entre os dias 10 e 16 de abril, aconteceram os cursos modulares. Nesses cursos foram abordadas questões de como funciona o cooperativismo italiano, como é a empresa social na Itália, características e regras de funcionamento de uma empresa, como nasce e se desenvolve uma cooperativa, porque ela morre, entre outros assuntos.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM