Campinas receberá Feira Ecosol no dia 07 de agosto. Visite!

cartaz_projeto_redes_07_08 Campinas
No próximo dia 07 de agosto acontecerá a Feira do dia dos Pais, em Campinas, por meio do Projeto Redes, do Instituto Integra. A feira vai acontecer das 9h às 18h, no Paço Municipal. Serão 50 barracas de artesanato e alimentação, além de apresentações culturais, dos empreendimentos do Fórum GeraRenda e da Associação de Feiras de Campinas. Os empreendimentos da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária estarão presentes, como as Oficinas do Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT) da Associação Cornélia Vlieg, Armazém das Oficinas e a Casa das Oficinas de Campinas. Não percam!
Sobre o Fórum GeraRenda
O Fórum GeraRenda Campinas é uma comissão constituída desde 2005, por técnicos e usuários das Oficinas/Empreendimentos de Trabalho e Geração de Renda da área da saúde. Representam 33 Oficinas/Empreendimentos que promovem a saúde, o protagonismo dos usuários e ampliação de sua sociabilidade através da inclusão social pelo Trabalho.
Busca compartilhar experiências, somar esforços, desenvolver estratégias coletivas de comercialização e fomentar a criação de outras Oficinas/Empreendimentos, para potencializar a geração de renda aos usuários dos equipamentos de saúde. Os Projetos de Trabalho desenvolvem atividades econômicas ligadas à produção de artesanatos, alimentação, agricultura orgânica e prestação de serviços. Contato: fgerarenda@gmail.com
Sobre o NOT 

O Projeto NOT é fruto da parceria entre a Associação “Cornélia Vlieg” que viabiliza a aquisição dos equipamentos e materiais, o pagamento do Bolsa Oficina e a comercialização dos produtos) e o Serviço de Saúde Cândido Ferreira (SSCF), responsável pela alimentação, transporte e assistência prestada aos usuários do projeto.

O Projeto NOT foi criado para atender a demanda de portadores de transtornos mentais que não conseguem espaço no mercado formal de trabalho. Oferece para essa população atividades em oficinas específicas como formas alternativas de trabalho.

Objetivos – a inclusão social e geração de renda para pessoas com sofrimento psíquico.

Público Alvo – Adultos de baixa renda, na faixa etária de 18 a 70 anos, portadores de transtornos mentais, com o quadro psiquiátrico compensado, e em acompanhamento nos serviços de saúde de Campinas.
Sobre a Associação Cornélia Vlieg
A Associação Cornélia M.E.V.H. Vlieg é uma organização sem fins lucrativos, atua desde sua fundação em 1993 na reabilitação psicossocial de pessoas que sofrem de transtornos mentais. Reconhecida como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, a instituição possui também o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
A Associação oferece as oficinas de trabalho como espaços alternativos e estratégicos que contribuem na inclusão social, pois, criam condições para que estas pessoas possam participar de forma efetiva em atividades produtivas. Busca unir trabalho, saúde, convívio social e cultural.

unidades_assistenciais_not_oficina_armazem

Armazém das Oficinas. Crédito: Armazém das Oficinas


Sobre o Armazém das Oficinas

O Armazém das Oficinas foi criado com o objetivo de ser a marca dos produtos artesanais e serviços das oficinas do NOT, programa que é fruto da parceria entre a Associação Cornélia Vlieg e o Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, criado para atender a necessidade de trabalho da população de baixa renda que apresenta quadros de doença mental, vulnerabilidade e não tem oportunidade de inserção no mercado formal de trabalho, ficando assim excluídas das oportunidades de convívio social e exercício da cidadania.

Visite a loja virtual/online do Armazém http://www.armazemoficinas.com.br/site/loja-virtual.html
Sobre a Casa das Oficinas de Campinas
A Casa das Oficinas é um serviço de inclusão social pelo trabalho e geração de renda em saúde mental. Inaugurou suas atividades em agosto de 2006 no território do Distrito de Saúde Noroeste de Campinas, na junção das experiências de geração de renda do Caps Integração e do Centro de Saúde Integração. 
Tem como missão promover inclusão social e geração de renda aos usuários da rede de saúde mental do município de Campinas e às pessoas em situação de vulnerabilidade social, baseado nos princípios do cooperativismo social e economia solidária.
Busca viabilizar, por meio do trabalho, o retorno dos usuários ao mercado de trabalho, resgate do exercício da cidadania, promoção de autonomia, melhora da auto estima, ampliação e fortalecimento da rede social, melhora do convívio familiar, aprendizagem e troca de saberes, diminuição da frequência e intensidade das crises, diminuição da quantidade de medicação prescrita, melhora da qualidade de vida do usuário e de seus familiares, entre outros.
A Casa das Oficinas conta com 3 oficinas de trabalho, sendo Oficina Sabor da Vida, Oficina Transformação e Oficina Harmonia.
Fontes: todas as associações e entidades citadas, e Unisol SP.

 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM