Carta proposta de Encontro Habitacional em Bento Gonçalves será enviada aos órgãos governamentais

IMG_8025
Em agosto, nos dias 16 e 17, noticiamos aqui o Encontro Setorial de Cooperativismo Habitacional e Construção Civil da UNISOL Brasil – Construir Casas/Transformar Vidas, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Este evento representa a luta da Frente Nacional das Cooperativas Habitacionais Auto Gestionárias – FRENACOOPH, por meio das Cooperativas Habitacionais de Porto Alegre, COOHADIL, COOHAFDMAE, COOHAGIG, COOHAPAN, COOPERCAM, COOTRAPOA e COOPERATIVA HABITACIONAL TRIÂNGULO.
O Encontro foi organizado pela UNISOL Brasil, Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE/RS) em parceria com a Cooperativa Habitacional Central do Brasil (COOHABRAS).  A meta foi a de que os participantes transmitissem as experiências vivenciadas nesta causa e também realizar a aprovação do conteúdo que será enviado por meio de carta proposta aos órgãos governamentais, com sugestões estratégicas ao Programa Minha Casa Minha Vida 3, que está em fase de consulta pública, indicando ajustes que contemplem o cooperativismo habitacional auto gestionário em todo o seu potencial.
O conteúdo da carta cita ainda as Cooperativas Habitacionais Auto Gestionárias, valores de investimentos, MCMV Entidades, a aquisição de área e terrenos, e questões sobre o financiamento direto, a propriedade coletiva, os limites de enquadramento, a combinação de faixas de renda no mesmo empreendimento cooperativo, os períodos de carência, crédito, subsídios, Educação Popular, Economia Social e Solidária e outros assuntos ligados a departamentos específicos.
A carta propõe e solicita também aos órgãos públicos uma reunião de trabalho com os representantes deste ‘Movimento Habitacional’. A FRENACOOPH destacou no documento a sustentabilidade dos Condomínios e Loteamentos, por meio de equipamentos comerciais (lojas) e a utilização de áreas públicas para a habitação popular, tendo como exemplo o banco de terras do Estado.
Outras lideranças e parceiros estiveram presentes nas discussões: Federación Uruguaya de Cooperativas de Vivienda por Ayuda Mutua (FUCVAM/Uruguai), Cooperativas Habitacionais de Bento Gonçalves, ONU HABITAT, Secretaria de Habitação e Saneamento (SEHABS/RS) e Caixa Econômica Federal.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM