Casa Apis é vencedora do Prêmio Valores do Brasil

Vencedora da terceira edição do Prêmio Valores do Brasil, na categoria DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável), representando a região nordeste, a Casa Apis (Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro) se prepara para receber o título no dia 27 de novembro. A Central  proporciona trabalho para cerca de 1.500 apicultores do estado do Piauí. Com sede na cidade de Picos, a 300 km de Teresina, a região é considerada uma das maiores produtoras de mel do país e da América Latina. Em 2011, produziu 705 toneladas de mel e em 2012, mesmo com a estiagem foram produzidas 147,83 toneladas. As exportações nesses dois anos para os Estados Unidos, Alemanha e Canadá somaram mais de 690 toneladas.
“A Casa Apis, pelo propósito de sua criação e pela natureza de empreendimento solidário já nasceu vencedora. Este prêmio, para nós, é um importante reconhecimento dos resultados alcançados e veio coroar o trabalho desenvolvido por todos, cooperados, colaboradores e parceiros”, disse o presidente da Central, Antonio Leopoldino Dantas Filho, conhecido como Sitonho.
Em agosto deste ano, a Casa Apis assinou acordo com o grupo Walmart, para o fornecimento de quase 17 mil sachês de mel, produzidos pela cooperativa. O produto será vendido em 64 lojas que integram o grupo norte americano na região Nordeste. Hoje, o quilo de mel fracionado é comercializado no mercado interno por R$ 13,50, e in natura para o mercado externo por R$ 6,80.
De acordo com Sitonho, a renda do produtor é definida pela produção de mel de cada um. “A Casa Apis contribui para o aumento da renda com inovações tecnológicas e para a melhoria da produtividade, com processos e certificações para agregação de valor ao produto e na comercialização direta ao mercado, sem a interferência de intermediários”, conclui.
A Casa Apis surgiu como resposta à fome e à miséria que assola o semiárido nordestino. Fundada em 2005, com investimento social da Fundação Banco do Brasil e de parceiros como o Sebrae e Banco do Brasil, a Casa Apis coleciona diversas conquistas pela excelente qualidade do mel e do modelo de empreendimento solidário, com destaque às certificações Fairtrade, Orgânica, Certificação SIF/Mapa – Categoria Entreposto Internacional.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Valores do Brasil é promovido pelo Banco do Brasil e tem como objetivo reconhecer as práticas que se pautem pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável do país e que contem com o envolvimento do BB, seus funcionários, Conglomerado e Parceiros.
A categoria DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) reconhece os melhores planos de negócios identificados pela Unidade de Desenvolvimento Sustentável dentro do universo dos planos certificados, observados os seguintes itens: estar associado a uma cooperativa/associação; ponderado o percentual de inadimplência das operações contratadas por beneficiários DRS, na data da identificação do projeto.
Fonte: Casa Apis/Por: Dalva de Oliveira. 

Foto: Divulgação.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM