Casa Apis participa de feira de produtos orgânicos na Alemanha

A convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Casa Apis (Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro), de Picos (PI), foi um dos empreendimentos agrícolas nacionais selecionados para representar o cooperativismo brasileiro na BioFach, feira internacional do setor de alimentos orgânicos realizada na Alemanha entre os dias 12 e 15 de fevereiro.
“Nossa presença teve como objetivo prospectar novos clientes para a Casa Apis no mercado externo”, destacou Antonio Leopoldino Dantas Filho, o Sitonho, presidente da central de cooperativas.
Atualmente, 90% da produção de mel da cooperativa são enviados para o mercado externo, na forma a granel. Com os novos contatos para exportação, a direção do empreendimento quer conquistar importadores que aceitem pagar um valor maior pelo seu produto. “Nosso foco ainda é o mercado europeu”, completa.
Essa estratégia de aumentar o valor agregado da produção é seguida pela central de cooperativas desde que as fortes secas dos últimos anos afetaram a produção, que caiu de 705 toneladas em 2011 para 165 toneladas no ano seguinte. Mesmo com a melhora no clima, a Casa Apis fechou o ano passado com uma produção de 425 toneladas, quase 40% abaixo dos níveis de 2011.
Dentro dessa meta, além de novos contratos de exportação, a central apícola busca parceiros internacionais dispostos a importar mel e derivados já embalados, itens que têm valor de mercado maior em relação ao mel a granel.
Filiado à UNISOL Brasil desde 2005, a Casa Apis reúne cerca de 970 famílias de apicultores do estado. No ano passado, o empreendimento exportou mel a granel para os Estados Unidos, Canadá e Alemanha. No mercado interno, a cooperativa fornece mel em potes e bisnagas para redes de supermercados, como a Wal-Mart. Em 2013, o faturamento da central foi de R$ 3,3 milhões.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM