Catadores de materiais recicláveis participam de evento

Trinta catadores de materiais recicláveis, filiados à Centcoop (Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal), participaram do evento “Mil dias para o início da Copa do Mundo”, em Brasília, no dia 16 de setembro. O objetivo é que a atuação dos catadores durante o evento, desde a coleta até a separação, possibilite conscientização da população para a preservação do meio ambiente. A ação é integrada com o Serviço de Limpeza Urbana do DF, responsável por levar todo material coletado durante os shows ao estande de triagem da Centcoop, montado no local. Lá, os trabalhadores farão a coleta, separação, organização em fardo e destinação correta do que pode ser aproveitado para a reciclagem.
A mobilização dos catadores é feita pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Centcoop e o Governo do Distrito Federal, com o objetivo de conscientizar e educar sobre o cuidado com o meio ambiente. Essa é a segunda vez que acontece a iniciativa – a primeira foi durante o desfile de 7 de setembro, também em Brasília. Os trabalhadores irão, ainda, distribuir sacos de lixo para a população, que prestigiarão os shows com cantores da música popular brasileira, e indicarão os diversos pontos de coleta espalhados no local.
Cadeia dos Resíduos Sólidos – A FBB (Fundação Banco do Brasil) investe na cadeia produtiva da reciclagem desde 2003, por meio do Programa Trabalho e Cidadania. O Programa promove a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, em ações de geração de trabalho e renda e de educação. A FBB atua em 21 Estados (AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO). A atuação em reciclagem inclui o apoio à capacitação, assistência técnica, fortalecimento, diagnósticos de organizações e movimentos de catadores; e no assessoramento e consolidação de Cooperativas de Coleta Seletiva, com a parceria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério do Trabalho e Emprego, da a Petrobras e do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis).
Fonte: Fundação Banco do Brasil 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM