Cataforte III: acompanhe detalhes do evento que anunciou vencedores do edital

Cataforte III representante MNCR Paul Singer Prefeita

Paul Singer, de blazer cinza, abraçando a Prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes, rodeado de outras autoridades e de Matilde Ramos da Silva Bras (com a folha em mãos), da Secretaria das Mulheres Catadoras do Estado de São Paulo.


Reproduzimos abaixo trechos da newsletter da Cooperativa Central do ABC, que é parte de uma matéria completa sobre o evento do Programa Cataforte III, ocorrido no dia 10 de outubro, em Ourinhos (MG), relatado aqui no site anteriormente (acesse em http://unisol.coop/fs)
Neste evento, a REDESOL, de Minas Gerais, participou como uma das vencedoras do edital promovido pelo Governo Federal, por meio da Unisol Brasil.
Coopecent ABC – A terceira fase do Programa Cataforte beneficiará 33 redes de coleta seletiva em diversas regiões do Brasil, 250 empreendimentos solidários e mais de 12 mil catadores (as), com investimento de R$ 200 milhões, que serão destinados a estruturação das cooperativas e associações, assistência técnica, apoio a elaboração de planos de negócios e capacitação de catadores e lideranças.
Com essa iniciativa pretende-se que esses empreendimentos solidários se tornem aptos a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar do mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e beneficiamento de produtos recicláveis.

Paul Singer.


Um outro Brasil está nascendo
No ato, o Prof. Paul Singer comenta que o sentimento é que “um outro Brasil está nascendo. Ele está nascendo não só porque o governo Federal está promovendo e apoiando a luta dos que querem mudar este país, mas por causa dos que conduzem esta luta”. Conclui dizendo que os “recicladores e recicladoras estão mudando este país”. Faz menção à enorme desigualdade social e econômica existente no Brasil, que o coloca entre os piores do mundo em má distribuição de renda e, por consequência, promove a produção da miséria, pobreza e injustiça.
O entusiasmo de Paul Singer é que a organização dos catadores (as) está pautado na economia solidária, que é uma alternativa de desenvolvimento para o Brasil com maior justiça social e equidade social, onde “ninguém manda e ninguém obedece. São todos iguais porque se pratica democracia no campo da economia”.
Para um desenvolvimento sustentável e sólido das cooperativas e associações (as) dentro do processo capitalista vigente é de fundamental importância que os catadores (as) atuem levando em consideração os princípios e procedimentos da economia solidária. Existem forças de interesses contrárias às dos catadores (as) que estão se organizando no Brasil, especialmente as Parcerias Público Privadas – PPP, que buscam realizar trabalhos que hoje são realizados pelos catadores (as), com a intenção de tirá-los do cenário ou controlar o processo, por interesses meramente econômicos.
Mesmo sendo contra a Política Nacional de Resíduos Sólidos, essas PPP estão ganhando terreno no cenário nacional e sem um organização sólida, os catadores correm riscos de perderem espaços conquistados. “A economia solidária, pode contribuir para a organização e fortalecimento dos catadores”, comenta Vilma Moura, da Secretaria das Mulheres Catadores do Estado de São Paulo, “mas para isso temos que entender o significado da economia solidária, nos conhecermos e nos unirmos mais a nível nacional e usar essa estratégia de desenvolvimento a nosso favor”, conclui.

Coordenadora do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Daniela Metello.


Começa a rodar o programa
Para a Coordenadora do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Daniela Metello, esse ato marca “o início de fato do Cataforte III, com a assinatura dos contratos das Bases de Serviços e o primeiro contrato de entrega de equipamentos. A partir de agora, segundo Daniela, “começa a rodar o programa, as bases começam a prestar assessoria para as redes, e o programa começa a avançar a passar largos”.
*******************************************************************************************
Continue acompanhando o site da Unisol Brasil, traremos sempre novidades para você sobre este e outros assuntos.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM