Certificação de produtos é tema de formação na Paraíba

Formação garante aos pequenos produtores condições de desburocratizar a comercialização de seus produtos

No dia 05 de setembro, foi realizada formação sobre Certificação de Produtos com enfoque nos selos ARTE e Agricultura Familiar para representantes de 14 empreendimentos associados à UNISOL que compõem a CoopRede Vitória, organizadora do evento.

A atividade, que foi realizada em parceria técnica com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER/PB, teve como principal objetivo que os empreendimentos cooperados compreendessem as vantagens da utilização da certificação. Ao buscar a adequação necessária para obtenção dos selos, os empreendimentos garantem que os produtos cheguem às prateleiras com credibilidade e qualidade.

Para falar sobre cada uma das certificações foram trazidos técnicos com vasta experiência no assunto. Vicente de Paulo Albuquerque Araújo, coordenador do PEASA e Coordenador de Educação Empreendedora e Inovação da UFCG, tratou das especificidades do Selo Arte, que ainda está em fase de implantação. Ailton dos Santos, Gerente Geral da EMPAER/PB, trouxe importantes informações sobre o Selo da Agricultura Familiar.

“Esta capacitação foi de extrema importância para a preparação da comercialização de produtos na CoopRede Vitória”, conta Vitória Aparecida Vitor, Presidenta da Unisol PB e Conselheira da CoopRede Vitória. “A certificação gera renda e melhoria das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras dos empreendimentos cooperados”, completa a Presidenta.

Confira a poesia feita pelos representantes dos empreendimentos no encerramento da formação:

A CoopRede Vitória
Está cumprindo a missão.
De unir cooperativas
Com toda organização
Para valor agregar.
E a produção entrar
Na comercialização.
*
Sem sermos organizados
Não entraremos pra história
Sem luta, sem obstáculos
Não conquistarmos glória
Mas para crescermos fortes
Temos um grande suporte
A CoopRede Vitória.

Saiba mais sobre o Selo ARTE

O selo ARTE, que está em fase de implantação, é a realização de um antigo sonho de produtores artesanais de todo o Brasil. Ele vai permitir que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

Este é, portanto, um momento histórico, há muito esperado pelos pequenos produtores! A estimativa é que somente na produção de queijos artesanais cerca de 170 mil deles sejam beneficiados. Muitas delícias hoje restritas a regiões do país passarão a ser encontradas em lojas e mercados de muitos estados.

A Lei n° 13.680, de 14 de junho de 2018, determina que os produtos sejam submetidos à inspeção dos órgãos sanitários dos estados e do Distrito Federal. O produto artesanal será identificado, em todo o país, por um selo único com a indicação ARTE.

Vantagens da utilização do Selo ARTE

  • Comercialização interestadual de produtos;
  • Diminuição da burocracia para registro e comercialização;
  • Inspeção e fiscalização de natureza prioritariamente orientadora;
  • Fácil identificação e reconhecimento por meio do selo único com a denominação ARTE.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM