CICOPA: parceira da Unisol realiza vários eventos e estudos sobre Economia Solidária

Arildo em Chapadmalal CICOPA agosto 2014

Arildo Mota (primeiro da esquerda para direita) e José Orbaiceta (com microfone) Presidentes de CICOPA-Américas e CICOPA-Mercosul em Chapadmalal (Argentina)


A Organização Internacional da Indústria, Artesanato e Cooperativas de Produtores de Serviços (CICOPA), parceira da Unisol Brasil, irá participar da Cúpula Internacional das Cooperativas 2014, a ser realizada em Quebec (Canadá) entre 6 e 9 de Outubro deste ano. O evento inclui a apresentação em sessão plenária de uma série de importantes estudos em quatro temas distintos (finanças, segurança alimentar e agricultura, saúde e trabalho). A apresentação de cada um destes estudos será seguida por uma mesa redonda. À CICOPA foi confiado o estudo sobre emprego denominado ‘Cooperativas e Emprego: um Relatório Global’, em que a entidade tem trabalhado há 15 meses. 
O conteúdo do estudo será apresentado no plenário da Cúpula em 7 de outubro, logo após um discurso da Diretora-Geral Adjunta da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Sandra Polaski. É um estudo inter-setorial, mas também, nele, estão sendo analisados as características dos membros de cooperativas como um tipo distinto de trabalhador, paralelamente aqueles que são empregados e daqueles trabalhadores por conta própria, presentes na sociedade civil. Serão mostradas estimativas quantitativas globais de empregos nas cooperativas, bem como o resultado do trabalho de campo produzido em 10 países em todo o mundo. 
A CICOPA também foi convidada para participar da mesa redonda no final da Cúpula, em que as conclusões serão discutidas. Muitos outros temas e seminários ao longo do Summit são de interesse para os membros CICOPA, como, por exemplo, aqueles motivados por artigos científicos e também por jovens líderes cooperativistas.  
A Unisol está alinhada com os acontecimentos internacionais de Economia Solidária e participou, em 20 de agosto, na cidade de Chapadmalal, Província de Buenos Aires, Argentina, do seminário sobre Cooperativas de Trabalho CICOPA Américas, que vem sendo realizado trimestralmente, em todas as reuniões do Conselho de Administração das Cooperativas das Américas (ex-ACI-Américas). Outras entidades prestigiaram o seminário, como a Federação das Cooperativas de Produção do Uruguai (FCPU), a Confederação de Cooperativas da Colômbia (CONFECOOP), dezenas de líderes da Federação das Cooperativas Trabalhador que compõem o NCTC da Argentina, e companheiros de cooperativas de trabalhadores do Chile. 
O encontro serviu para compartilhar o estado atual do desenvolvimento do cooperativismo de trabalho associado na região das Américas, ajustar as alterações feitas no estatuto, assim como na preparação da Assembléia Geral CICOPA Américas, que será realizada em 4 de novembro deste ano em Cartagena, na Colômbia.
 
 
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM