Conferência no Uruguai marca criação da Cicopa Mercosul

Órgão terá como objetivo representar e reunir os empreendimentos solidários dos países que compõe o Mercosul

Órgão terá como objetivo representar e reunir os empreendimentos solidários dos países que compõe o Mercosul


Uma conferência internacional realizada entre os dias 3 e 4 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai, marcou o encerramento do projeto Red del Sur e reforçou a atuação da Cicopa Mercosur. Braço local da Cicopa (sigla em espanhol para Organização Internacional das Cooperativas de Produção Industrial, Artesanal e de Serviços), o órgão terá como objetivo representar e reunir os empreendimentos solidários dos países que compõem o Mercosul.
Durante o evento, foram discutidas ideias e políticas para a consolidação, até 2020, das cooperativas entre os principais grupos da economia mundial.
“A empresa é uma construção social, mas estamos inseridos em uma cultura que nos convence que o dono é apenas o capital. É isso que questionamos. Queremos a propriedade social dos meios de produção“, destaca José Orbaiceta, presidente da Cicopa Mercosur.
Outros temas abordados na conferência foram comunicação na economia solidária – que abordou a necessidade de democratização das informações para promoção da justiça social –, participação das mulheres nos empreendimentos e a construção de cadeias produtivas – que discutiu ideias para integrar as redes de economia solidárias entre os países.
Veja mais imagens do evento:
[nggallery id=132]

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM