Confesol realiza o III Seminário Nacional do Cooperativismo de Crédito Solidário com presença da Unisol Brasil e Arildo Mota

confesol

Arildo Mota, presidente da Unisol Brasil, está presente no evento. A Unisol Brasil é parte Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativas Solidárias), uma entidade que também conta com a participação da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e da Concrab (Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil). A UNICOPAS tem como principal objetivo o fortalecimento da agricultura familiar.

III Seminário Nacional do Cooperativismo de Crédito Familiar e Solidário reúne em Brasília, no período de 14 a 16 de abril, mais de duzentas lideranças cooperativistas de todo o Brasil, para discutir os avanços e desafios do crédito solidário para a Agricultura Familiar. O evento contará com a presença dos diretores das cooperativas filiadas a Confesol, pertencentes às Centrais de Crédito Ascoob, Crehnor, Cresol Central, Cresol Sicoper e Central Cresol Baser.

Seminário apresenta uma programação envolvendo discussões e painéis com atores e parceiros do cooperativismo solidário, sendo que na abertura oficial ocorre a apresentação da pauta da UNICOPAS, mesa de honra, assinatura do termo de parceria entre Confesol e Sebrae Nacional e o lançamento da pauta do Cooperativismo Solidário.

Durante o dia 15 de abril serão realizados os painéis, com temas focados nas políticas públicas e o papel do cooperativismo solidário para promover o desenvolvimento rural sustentável, além de temas como os desafios da inclusão sócio financeira no Brasil e ainda a relação do cooperativismo de crédito e órgãos reguladores.

O Seminário conta também, no dia 16, com os trabalhos em grupos, que apresentarão as discussões sobre os desafios e perspectivas deste setor, se encerrando com a realização da Assembleia Geral da Confesol.

O que é o Confesol – Sistema Cooperativo de Economia Familiar e Solidária. Constituído e dirigido por agricultores familiares e trabalhadores urbanos. Integrados por meio de uma Confederação, Centrais de Crédito, Bases de Serviços Regionais e Cooperativa Singulares. Missão: promover a inclusão social, facilitando o acesso a produtos e serviços financeiros. E o fortalecimento e estímulo para a interação solidária entre os cooperados e suas organizações, visando o desenvolvimento local com sustentabilidade.

Veja aqui a programação completa do Seminário, que acontece no hotel Nacional, em Brasília.

Programação do 3º SEMINÁRIO NACIONAL DO COOPERATIVISMO – abril de 2015

Fontes: Confesol e Unisol Brasil

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM