Coohabras quer chegar a marca de seis mil cooperativados até 2013

A Coohabras (Cooperativa Habitacional Central do Brasil), localizada em São Paulo, já realizou seu planejamento estratégico para os anos de 2012 e 2013. Entre as metas, está atingir a marca de seis mil cooperativados em todos os estados do Brasil até o fim de 2013. Com isso, disseminarão pelo Brasil o modelo autogestionário de conquista da casa própria. O empreendimento também pretende reunir 10 educadores populares treinados e organizados em grupos nas regiões do País. Outra novidade é que a cooperativa se filiou recentemente a UNISOL Brasil.
A Coohabras é fruto de experiência histórica vivida em 1994, quando um grupo de famílias sem moradia viajou para o Uruguai para aprender com a Fucvam (Federação Uruguaya de Cooperativas de Viviendas de Ayuda Mutua) sobre a experiência de construção de casas a preço de custo para implementar em Bento Gonçalves. Aprenderam com os irmãos uruguaios e voltaram pra casa formando grupos. Fizeram alguns ajustes no método uruguaio e começaram um movimento que resultou na conquista de moradia com baixo custo para muitas famílias do Rio Grande do Sul.
O empreendimento foi fundado após reunião do grupo de trabalho Reforma Urbana do Fórum Social Mundial de 2010, exatamente no dia 15 de novembro. A cooperativa opera na produção de moradias a preço de custo para seus cooperativados. São fabricadas casas, sobrados, apartamentos ou outro tipo de moradia que os grupos decidirem fazer. Vale lembrar que a Coohabras não é uma cooperativa de trabalho. Ela organiza as famílias para a compra do lote e depois, via financiamento, constroem suas moradias a preço de custo.
O ano de 2011 foi considerado à consolidação e à apresentação do modelo de cooperativa habitacional autogestionária para o País, por meio de uma cooperativa baseada nos princípios da Economia Solidária. De acordo com o presidente da Coohabras, Ivanio Dickmann, foi um ano em que parcerias foram firmadas, como a aproximação com a UNISOL Brasil e outras instituições. “Queremos fortalecer nossa caminhada por aqueles que lutam pelo direito a moradia no Brasil e a UNISOL tem presença marcante neste movimento”, disse Dickmann.

A Coohabras comemorou um ano de existência com mais de 2,3 mil cooperativados inscritos e quase 400 ativos em grupos. A festa foi filmada e você confere clicando no vídeo abaixo:
http://youtu.be/i2y6jw0_KiM

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM