Nova atividade da Cooperativa Açaí beneficiará, inicialmente, cerca de 180 famílias ribeirinhas

Nova atividade da Cooperativa Açaí beneficiará, inicialmente, cerca de 180 famílias ribeirinhas

A parceria entre a Cooperativa Açaí, de Rondônia, e a Justa Trama (Cadeia Ecológica do Algodão Solidário) vai possibilitar gerar emprego e renda com o tingimento natural de tecidos para cerca de 180 famílias de três comunidades ribeirinhas da região de Porto Velho. Neste projeto, o trabalho dos cooperados da Açaí será o de mapear espécies vegetais de onde pode se extrair substâncias corantes. A Justa Trama, por sua vez, ficará responsável por aplicar a tinta no produto que será comercializado posteriormente.
A dificuldade inicial foi encontrar alguém para fornecer produto “fixador”. Sem ele, a tinta aplicada sai facilmente do tecido e mancha pele e tudo o que entra em contato com a área tingida. Com o fixador isso não acontece e o tecido pode, inclusive, ser lavado normalmente.
De acordo com a presidente da Cooperativa Açaí, Maria Dalvani de Souza, o fornecedor já foi encontrado e a ideia é envolver não apenas os atuais cooperados, mas também  outras pessoas da comunidade local.
“Vamos mapear, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, os pigmentos disponíveis. A partir daí, extrairemos a tintura e repassaremos para a Justa Trama concluir o tingimento. Dessa forma, conseguiremos dar uma resposta forte à comunidade”, explicou.
A Cooperativa Açaí busca, agora, a máquina que extrai a tintura das plantas e Maria Dalvani se mostra empolgada com os resultados que o empreendimento poderá levar à população de Rondônia e de toda a região Norte. “Isso, para nós, vai ser uma revolução que começa por Rondônia e tem tudo para atingir a região amazônica. O projeto valorizará a comunidade ribeirinha. Poderemos oferecer a eles mais uma atividade sustentável”, comentou.
Representantes da Cooperativa Açaí e da Justa Trama

Representantes da Cooperativa Açaí e da Justa Trama

Cooperativa Açaí  – Localizada em Porto Velho, Rondônia, a cooperativa existe desde 2001. A Açaí produz biojoias com sementes da Amazônia além de fornecer à Justa Trama botões e sementes que são utilizadas na ornamentação das peças de vestuário. Além dos cooperados a Açaí atua também com detentos do presídio feminino e masculino do município gerando a estas pessoas o aprendizado de um oficio durante o período de reclusão.
A Cooperativa Central Justa Trama, por sua vez, engloba diversos empreendimentos que fazem parte de uma determinada cadeia produtiva (da extração ou plantio até a venda) e funcionam dentro dos preceitos da economia solidária e comércio justo. Ela envolve 700 trabalhadores em cinco estados do Brasil. A cadeia produtiva iniciou suas atividades em 2004 com o desafio de produzir sessenta mil bolsas para serem distribuídas durante o Fórum Social Mundial, que seria sediado em Porto Alegre, em 2005.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp