Cooperativa Açaí e Justa Trama investem em tingimento natural de tecidos

Nova atividade da Cooperativa Açaí beneficiará, inicialmente, cerca de 180 famílias ribeirinhas

Nova atividade da Cooperativa Açaí beneficiará, inicialmente, cerca de 180 famílias ribeirinhas


A parceria entre a Cooperativa Açaí, de Rondônia, e a Justa Trama (Cadeia Ecológica do Algodão Solidário) vai possibilitar gerar emprego e renda com o tingimento natural de tecidos para cerca de 180 famílias de três comunidades ribeirinhas da região de Porto Velho. Neste projeto, o trabalho dos cooperados da Açaí será o de mapear espécies vegetais de onde pode se extrair substâncias corantes. A Justa Trama, por sua vez, ficará responsável por aplicar a tinta no produto que será comercializado posteriormente.
A dificuldade inicial foi encontrar alguém para fornecer produto “fixador”. Sem ele, a tinta aplicada sai facilmente do tecido e mancha pele e tudo o que entra em contato com a área tingida. Com o fixador isso não acontece e o tecido pode, inclusive, ser lavado normalmente.
De acordo com a presidente da Cooperativa Açaí, Maria Dalvani de Souza, o fornecedor já foi encontrado e a ideia é envolver não apenas os atuais cooperados, mas também  outras pessoas da comunidade local.
“Vamos mapear, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, os pigmentos disponíveis. A partir daí, extrairemos a tintura e repassaremos para a Justa Trama concluir o tingimento. Dessa forma, conseguiremos dar uma resposta forte à comunidade”, explicou.
A Cooperativa Açaí busca, agora, a máquina que extrai a tintura das plantas e Maria Dalvani se mostra empolgada com os resultados que o empreendimento poderá levar à população de Rondônia e de toda a região Norte. “Isso, para nós, vai ser uma revolução que começa por Rondônia e tem tudo para atingir a região amazônica. O projeto valorizará a comunidade ribeirinha. Poderemos oferecer a eles mais uma atividade sustentável”, comentou.
Representantes da Cooperativa Açaí e da Justa Trama

Representantes da Cooperativa Açaí e da Justa Trama


Cooperativa Açaí  – Localizada em Porto Velho, Rondônia, a cooperativa existe desde 2001. A Açaí produz biojoias com sementes da Amazônia além de fornecer à Justa Trama botões e sementes que são utilizadas na ornamentação das peças de vestuário. Além dos cooperados a Açaí atua também com detentos do presídio feminino e masculino do município gerando a estas pessoas o aprendizado de um oficio durante o período de reclusão.
A Cooperativa Central Justa Trama, por sua vez, engloba diversos empreendimentos que fazem parte de uma determinada cadeia produtiva (da extração ou plantio até a venda) e funcionam dentro dos preceitos da economia solidária e comércio justo. Ela envolve 700 trabalhadores em cinco estados do Brasil. A cadeia produtiva iniciou suas atividades em 2004 com o desafio de produzir sessenta mil bolsas para serem distribuídas durante o Fórum Social Mundial, que seria sediado em Porto Alegre, em 2005.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM