Cooperativa de tecelagem recebe representantes da Unisol Brasil

Coopertêxtil integra importantes cadeias nacionais e internacionais

Coopertêxtil integra importantes cadeias nacionais e internacionais


Representantes da Unisol Brasil fazem no dia 9 de agosto uma visita à sede da Coopertêxtil (Cooperativa de produção Têxtil de Pará de Minas), em Minas Gerais. O objetivo da visita é acompanhar o desenvolvimento do trabalho e auxiliar todos a se adequarem à nova lei do cooperativismo. A associação existe há 15 anos e foi fundada por funcionários da massa falida da tecelagem Cia Fiação e Tecelagem Pará de Minas. Atualmente, conta com 230 cooperados.
“A Coopertêxtil integra importantes cadeias nacionais e internacionais. Esta visita ocorre em um momento de transição da cooperativa, que busca superar novos desafios e se adequar à nova lei das cooperativas de trabalho”, destaca Victor Mellão, gerente-executivo da Unisol Brasil.
A Lei Federal nº 12.690 de julho de 2012 define o que são e como devem funcionar as Cooperativas de Trabalho, além de instituir o Pronacoop (Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho), que prevê linhas de crédito para empreendimentos associativos. Em cima de detalhes desta legislação já vigente no País, técnicos da Unisol poderão auxiliar os trabalhadores mineiros.
Afilada à Unisol desde 2009, a Coopertêxtil é também integrante da Justa Trama, cadeia produtiva que inclui produtores de algodão, artesãos e confecções. Esta última transforma em tecido o algodão ecológico desenvolvido pelos trabalhadores do assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS).

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM