Cooperativa do Amazonas recebe doação de terrenos

dq-coopfamma-2
Com a produção de frutas prejudicada pelas cheias dos rios amazônicos, a Coopfamma (Cooperativa de Fruticultura e Hortaliças de Manacapuru), localizada em Manacapuru (AM), garantiu na sexta-feira (28/06), a doação pela prefeitura de duas áreas equivalentes a 30 hectares no total. Agora, parte da produção deverá migrar para esses novos terrenos.
“Serão 20 hectares dedicados para o plantio e dez para a criação de peixes”, explica Núbia Neves dos Santos, presidente da Coopfamma.
Para tentar minimizar as perdas com as cheias, a cooperativa aconselhava seus cooperados a montar viveiros suspensos para as mudas de árvores. Com a nova área – longe das zonas alagáveis – os produtores poderão plantar o ano inteiro, sem se preocupar com o nível dos rios.
Causada pelo degelo na Cordilheira dos Andes, combinada ao período de chuvas, os rios amazônicos atingem o seu nível mais alto nos meses de junho e julho, passando a baixar até novembro, quando o rio começa a subir novamente.
Nova Sede – Ainda no dia 28, a cooperativa garantiu a doação de um galpão, que abrigará a nova sede da Coopfamma. A cessão da área também foi feita pela administração municipal.
De acordo com Núbia, além da nova sede da cooperativa, a área de 80 metros quadrados irá também servir de ponto de venda para a produção da Coopfamma. “Essa era uma demanda antiga. Desde 2010, nós negociávamos com a prefeitura um local para servir de sede para a cooperativa”, ressalta.
Fundada há três anos, a Coopfamma conta com 42 cooperados. Especializada no trabalho de plantio e colheita de frutas e hortaliças, a associação é especialista, principalmente, em produtos como mamão e maracujá.
Saiba mais sobre as cheias na região e assista documentário clicando aqui.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM