COOPERATIVA DO RIBEIRA VOLTA A FORNECER PARA MERENDA PAULISTANA

Unisol lutou junto à Prefeitura da capital de São Paulo para que alimentação seja distribuída às casas das famílias; Cooper Central é uma das fornecedoras

A Cooper Central do Vale do Paraíba, empreendimento filiado à Unisol, volta a fornecer alimentos para a merenda da cidade de São Paulo este mês. A retomada é resultado de um processo de muita luta da cooperativa e da Unisol junto com a Prefeitura da capital paulista, que havia suspendido a concessão de alimentos para mais de um milhão de famílias. A Unisol luta para que esta modalidade de fornecimento torne-se modelo para a alimentação escolar de todo o Brasil.
Em razão da pandemia e da forçosa suspensão das aulas, em muitas escolas a Secretaria Municipal de Educação suspendera a merenda – principal fonte de alimentação dos alunos, a maioria crianças, em situação de vulnerabilidade. Na última semana, porém, a Prefeitura anunciou que a cozinha seria reativada e, melhor, entregue diretamente para as famílias destes alunos.
Com isso a Cooper Central VR retoma o fornecimento de alimentos produzidos por sua agricultura, que é de base familiar. A grande força da cooperativa está no plantio de banana e de seus derivados, como doces, mas também de outros hortifrútis como o chuchu, todos produzidos em dez cidades do Vale do Ribeira, a sudeste de São Paulo. Com o fim da paralisia, o contrato da VR está prorrogado por mais três anos. Os caminhões pelos quais os alimentos são entregues pertencem à própria cooperativa.
“A nossa luta é para que esse modelo seja replicado em todo o país, inclusive como política federal”, disse o presidente da Unisol Brasil, Léo Pinho. “Por isso insistimos para que o congresso debata e tire encaminhamentos práticos no Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).”

Post a Comment

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM