Cooperativa Santa Cecília é fundada na Paraíba durante abertura da Festa do Leite 2013

Santa Cecília, município paraibano localizado no Território do Vale do Paraíba, possui pouco menos de 7 mil habitantes e tem como uma de suas principais atividade econômicas a agropecuária, com destaque para pecuária de leite.
O município é um dos maiores produtores de leite bovino do estado, com produção média diária de aproximadamente 5 mil litros, a quase totalidade da produção é convertida em queijo de coalho, produto que é comercializado nos estados da Paraíba e Pernambuco.
Os 400 produtores de leite do município enfrentam diversos problemas para produzirem de forma eficiente, desde a estiagem, passando pela falta de capitalização, entraves na comercialização, qualidade do produto e finalizando com a falta de organização dos agricultores.
Buscando solucionar parte dos problemas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba, iniciou um trabalho de sensibilização para a organização social dos produtores de leite do município, sendo 90% desses, agricultores familiares.
Depois de um processo iniciado em janeiro de 2013 pela Unidade Operativa da EMATER local, através de reuniões, visitas de intercambio a cooperativas da região, e de um curso de capacitação sobre associativismo e cooperativismo aos interessados, os agricultores decidiram pela organização de uma cooperativa e em 29 de abril de 2013, aconteceu oficialmente a fundação da Cooperativa dos produtores de leite de Santa Cecília.
Os cooperados em votação definiram as cores verde, laranja e branco como as cores que representa a cooperativa , como também criaram a marca da cooperativa. Todos os cooperados e filhos vestiram as camisas brancas padrão da cooperativa.
O evento culminou com a abertura oficial da oitava edição da Festa do Leite do município. Estiveram presentes na cerimônia representantes da EMATER-Paraíba, SEBRAE-PB, SENAR-PB, UNISOL Brasil, Prefeitura Municipal, Vereadores, Lideres Comunitários, Presidentes de Associações, Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, EMEPA, e dezenas de Agricultores Familiares.
A Cooperativa Santa Cecília conta com 27 cooperados fundadores, e vai atuar no ramo de leite e derivados, além da comercialização de rações, e produtos agropecuários. Durante a cerimônia foi empossada a primeira diretoria composta 100% por agricultores familiares.
Veja as fotos do evento:
[nggallery id=117]

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM