Cooperativismo internacional: exemplo da DSI do Canadá

Canadá
O cooperativismo em outros países têm história, força e tradição. No Canadá, são milhares de pessoas envolvidas com a Economia Solidária. A Desenvolvimento Solidário Internacional (DSI), organização canadense de apoio às cooperativas deste país é parceira da Unisol Brasil e esteve presente no 2º módulo do ‘Forum de Lideranças’, ocorrido em novembro, em São Bernardo do Campo (SP). A entidade entende que os atores do cooperativismo compartilham uma visão democrática da organização da atividade econômica e promovem o acesso coletivo ao empreendedorismo para o serviço das pessoas.
Para a DSI, a cooperativa é um meio complementar para melhorar as condições de trabalho e de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores e neste entendimento, está convergindo assim com os objetivos sindicais. A cooperativa é uma forma diferente de empreender, que implica a necessidade de uma ação adaptada a essa forma de propriedade; não é uma finalidade, mas um meio de democratização econômica ao serviço da conservação e da criação de empregos sustentáveis, da gestão participativa e da obtenção de melhores condições de trabalho.
Uma rede de apoio técnico externo e um conjunto de serviços financeiros complementares são frequentemente fundamentais antes, durante e após a criação da cooperativa. Uma central, como a DSI, pode garantir a presença desta rede. O trabalho desenvolvido pela DSI pode prover:
– O equilíbrio entre os recursos financeiros e as necessidades do empreendimento;
– O equilíbrio entre o envolvimento dos associados através uma capitalização adequada mas que limita a contribuição financeira a capacidade de cada pessoa
– O equilíbrio entre o financiamento interno através a capitalização e o financiamento externo por empréstimos;
– O equilíbrio entre as diferentes formas de financiamento para proteger de maneira repartida e justa os diversos participantes.
Várias ferramentas são necessárias para a realização deste trabalho, como o financiamento dos sindicatos, financiamento de empreendimentos, capital de risco, poupança para a aposentadoria, consultoria de gestão, consultoria de governança, apoio para as reivindicações e o apoio para a conversão em cooperativas.
Algumas outras informações sobre a DSI você encontrará no site de uma das entidades que fazem parte do projeto http://www.mceconseils.com/popup-developpement.html

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM