Cooperpires recolhe 30 toneladas/mês de material reciclável

Além de um rendimento, catadores passaram a ter qualificação

Além de um rendimento, catadores passaram a ter qualificação


A Cooperpires, que no dia 13 de setembro estará completando 9 anos de atividades, é responsável, na atualidade, pelo recolhimento de 30 toneladas/mês de material reciclável entre papel, plástico, vidro e metal. Com apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires (SP), o empreendimento emprega 19 pessoas que recebem entre R$ 300 e R$ 450 mensais.
Além dos materiais citados acima, a cooperativa também recolhe óleo de cozinha e material eletroeletrônico, o que a torna diferenciada de outras cooperativas da região do ABC paulista.
Segundo a vice-presidente da Cooperpires, Maria das Dores, mais conhecida como Dorinha, os cooperados trabalham das 7h às 16h. O serviço pode ser externo, de recolhimento de materiais pela cidade, ou interno, de separação do material conforme o tipo e a utilidade.
“Depois, tudo é levado para outra cooperativa, a Coopcent, que paga um preço mais justo do que os atravessadores que existem no mercado. Isso possibilita haver mais sobras para os cooperados no final do mês”, explica Dorinha.
A vice-presidente conta que dos 19 cooperados, apenas quatro são aposentados e têm os ganhos como complemento de renda. Os demais dependem totalmente da atividade exercida na Cooperpires para poderem fazer as compras domésticas.
A cooperativa funciona em um galpão de 530 m² cedido pela Prefeitura da cidade, que também fornece, por meio de parceria, dois caminhões com motoristas e ajudantes para coleta porta a porta, EPIs (equipamentos de proteção individual), uniformes e vale transporte.
Dorinha diz que a criação da cooperativa também foi importante para a qualificação das pessoas envolvidas. Para participar do projeto, houve a necessidade de freqüentar cursos específicos sobre o funcionamento de uma cooperativa e também para o manuseio correto do material reciclável. “Alguns cursos foram aplicados pela Unisol”.
Interessados em participar da cooperativa podem obter informações por meio do telefone: 11 4823-8140

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM