Cooperselecta recebe visita de representantes da Recicle Óleo

Barras de sabão feitas pela Cooperselecta

Barras de sabão feitas pela Cooperselecta


A Cooperselecta, de São Bernardo do Campo (SP), recebeu a visita de representantes da associação Recicle Óleo, de Salvador (BA). O objetivo do intercâmbio foi passar informações sobre as tecnologias sociais empregadas pelo empreendimento paulista aos baianos. O encontro ocorreu no dias 4 e 5 de novembro.
Com 12 cooperados, sendo seis mulheres e seis homens, a Cooperselecta fabrica sabão a partir de sobras de óleo de cozinha. São 1,5 mil barras de 200 gramas cada todos os meses, mas a capacidade é de produzir até 12 mil unidades/mês graças aos equipamentos desenvolvidos pelos próprios cooperados.
“Temos máquina para misturar os ingredientes, fôrmas para que as barras sejam feitas dentro de um padrão estabelecido e sempre com o mesmo peso, enfim, nossa produção é bem profissional”, conta a presidente da Cooperselecta, Dionísia Rodrigues da Silva.
E foi justamente esse tipo de conhecimento que a Recicle Óleo procurou adquirir em São Bernardo. “Agora, estamos discutindo a melhor data para irmos até Salvador conhecer o empreendimento baiano. Pelo que ficamos sabendo, lá elas têm o apoio da prefeitura local para reciclar óleo de cozinha. A Recicle Óleo também recolhe e transforma o azeite de dendê, muito usado na culinária deles, mas descartado sem nenhum critério”, conta Dionísia.
A data do segundo encontro ainda não foi marcada, mas deve ser entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro deste ano.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM