Fachada do Fórum João Mendes Júnior, no Centro de São Paulo
Leonardo Pinho, que também é diretor da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e coordenador da Rede Estadual de Saúde e Economia Solidária, explica que de forma geral o seminário pretende fazer um diálogo sobre diversas experiências de ampliação da democracia e de promoção dos direitos junto à universidade, à sociedade civil e à Justiça.
“Eu, particularmente, falarei das experiências de economia solidária e cooperativismo social do ponto de vista da garantia do direito de acesso ao trabalho de diversas populações que se encontram em situação de risco. Poder trabalhar é um dos direitos humanos elementares”, comenta.
O público alvo são magistrados, promotores e procuradores de justiça, defensores públicos, estudantes de direito, professores, assistentes sociais, psicólogos, participantes dos movimentos sociais e acadêmicos e demais interessados.
As inscrições são gratuitas, terminam no dia 30 de agosto, e podem ser feitas pelo site www.epm.tjsp.jus.br. Após acessar o endereço, clique no menu Cursos-Inscrições. Há 200 vagas para a modalidade presencial e 550 vagas para acompanhamento à distância (online).
O seminário é realizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura (EPM), Nupsi (Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública) da USP (Universidade de São Paulo) e apoio da Feusp (Faculdade de Educação da USP).