Curso de Logística Solidária à distância

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e o Instituto de Filosofia da Libertação (IFIL) estão oferecendo o Curso de Logística Solidária a distância, a ser realizado a partir do mês de março, através da internet, em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).
O curso de capacitação tem como objetivos compreender a história da economia solidária; diagnosticar fluxos econômicos, em um território ou rede de economia solidária, partindo de mapeamentos e demandas relacionadas às atividades de consumo e produção; utilizar as funções das ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) apresentadas pelo portal solidarius.net, para projetar empreendimentos e redes colaborativas, integrando iniciativas para gerar um plano de sustentabilidade de rede; compreender o funcionamento e os elementos básicos da comercialização e dos sistemas locais e internacionais de intercâmbios econômicos solidários; e abordar planos territoriais sobre o enfoque da logística solidária.
Os temas abordados no curso serão:
Economia Solidária
– História, concepção, situação atual e solidária – Fluxos econômicos e produção sob demanda;
– Diagnóstico de necessidades e demandas econômicas partindo do consumo das famílias, governos e empresas; e
– Projetação de empreendimentos econômicos solidários com detalhamentos para organização de redes colaborativas e soluções de logística solidária considerando os fluxos econômicos dos territórios.
– Ferramentas de TI para Economia Solidária – Planos de Viabilidade, Diagnósticos e Comercialização
– Como elaborar planos de sustentabilidade de empreendimentos econômicos usando ferramentas de TI do solidarius.net;
– Como projetar a rede colaborativa de economia solidária usando Ferramentas de TI do solidarius.net;
– Como monitorar e otimizar fluxos econômicos em redes solidárias usando ferramentas de TI do solidarius.net;
– Sistemas locais e internacionais de intercâmbios econômicos solidários;
– O Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS) e a comercialização solidária de produtos e serviços;
– Logística de redes colaborativas solidárias;
– Gestão de empreendimentos econômicos solidários; e
– Planos territoriais e a logística das cadeias produtivas.
A duração do curso é de, aproximadamente, 60 horas (20 dias úteis x 2 horas online = 40 horas + 20 horas de atividades fora da plataforma Moodle), para coleta de dados, planejamento dos projetos e atividades complementares. O prazo para conclusão do curso é de dois meses, a partir de sua data de início, prevista para o mês de março.
A seleção de candidatos respeitará critérios de: territorialidade, vínculos com cooperativas, associações ou Bases de Serviços, ou ainda estar enquadrado como público especial do Plano Brasil sem Miséria (PBSM). As vagas são limitadas.
Os interessados devem realizar suas inscrições  preenchendo a ficha completa e enviando (como anexo) para o endereço: logsol@solidarius.com.br . As inscrições se encontram abertas desde o dia 24 de janeiro e seguem até o dia 22 de fevereiro.
Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail logsol@solidarius.com.br ou pelos telefones (61) 2020-0875 / (41) 3018-8291 ou 3328-3987.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM