COOPERATIVAS SOCIAIS: Deputado Alexandre Padilha se compromete em apresentar projeto da Unisol no Congresso Nacional

O projeto idealizado pelo presidente da Unisol Brasil, Leonardo Pinho, visa a retomada de um projeto Nacional de fomento ao cooperativismo e ao associativismo social

Em live transmitida na noite dessa quinta-feira (13/08/2020), como parte da Quintas de Formação, o Deputado Federal Alexandre Padilha (PT-SP) assumiu o compromisso de liderar o projeto de um novo marco legal para o cooperativismo e associativismo social no Brasil, apresentado pelo presidente da UNISOL Brasil e da ABRASME, Leonardo Pinho.

O nosso decreto que regulava a política de cooperativismo e associativismo social deixou de existir após um decreto do atual governo em que desmontou várias políticas públicas. E, como presidente da UNISOL e da ABRASME, vejo a necessidade de voltar a ter um marco legal, no Brasil, sobre cooperativismo e associativismo social, ainda mais no contexto pós-pandemia” afirma Leonardo Pinho.

O projeto deverá ser apresentado no Congresso Nacional, no dia 10 de outubro (Dia Mundial da Saúde Mental), em resposta à crise, após um ciclo de debates em live-assembleias por todas as regiões do país.

É a retomada de um projeto Nacional de fomento ao cooperativismo e ao associativismo social, articulando várias redes SUAS, SUS e as populações vulnerabilizadas. Além de ser uma resposta de inclusão produtiva de economia solidária para o cenário da crise” Finaliza Léo Pinho.

O Deputado Alexandre Padilha, que se pôs a disposição para a construção, articulação e coautoria do projeto, destacou ainda a importância fundamental de ações nesse sentido como forma de resistência ao desmonte da rede de atenção psicossocial e a regressão ao modelo de cuidado referente a saúde mental no país.

Na oportunidade surgiu ainda o convite para a participação da UNISOL Brasil em uma audiência pública com o debate sobre o atual cenário dos projetos de economia solidária, trazendo à pauta a atual realidade dos atores no contexto pandemia e pós-pandemia e os impactos sofridos.

Além de Léo Pinho e Alexandre Padilha, estiveram também na live a Ana Aranha, presidenta da Associação Vida em Ação e professora Sênior da Escola de Enfermagem da USP, e Luba Melo, responsável por intermediar o debate.

O Quintas de Formação acontece todas as quintas-feira por Live através do Facebook e Youtube da UNISOL Brasil.. Clique no link abaixo e confira o texto mostrado na live que será apresentado para debate no Congresso Nacional.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM