Diretor-Presidente da UNISOL Brasil viaja à Europa para encontrar velhos parceiros

Essa viagem ocorre dez anos após a primeira missão internacional de uma delegação formada por representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para conhecer as experiências dos empreendimentos autogestionários da Espanha e Itália – viagem que plantou as sementes do que viria a ser a proposta de Economia Solidária da CUT em seu tripé: Agências de Desenvolvimento Solidário – ADS; Sistema Nacional de Economia e Crédito Solidário – ECOSOL e; Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – UNISOL Brasil.
 


Da esquerda para direita: Sr. Arildo Mota Lopes, da UNISOL Brasil, Sr. Ivano Barberini, da Aliança Cooperativa Internacioanl (ACI) e Sr. Simone Mattioli, da LEGACOOP.

 
 
Dessa primeira missão resultou um convênio internacional entre as Centrais Italianas – Confederação Geral Italiana de Trabalhadores (CGIL) a Confederação Italiana dos Sindicatos de Trabalhadores (CISL) e a União Italiana de Trabalhadores (UIL), suas respectivas Federações Metalúrgicas (FIOM, FIM e UILM) e a Liga delle Cooperative (LEGACOOP) com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. São promotoras deste acordo, bem como dos projetos realizados em parceria com o apoio da Região da Emilía Romagna, as ONG’s sindicais NEXUS (CGIL) e ISCOS (CISL). A Federação das Sociedades Anônimas Laborais da Catalunha (FESALC), bem como as ONG’s Ação Civil para o Desenvolvimento do Hemisfério Sul (ACSUR), a Associação de Cooperação Internacional Norte-Sul (CONOSUD) e a Fundação Paz e Solidariedade (da Central Sindical Comissiones Obreras – CC.OO), todas da Espanha, também passaram a ser grandes incentivadoras do desenvolvimento de cooperativas e a da Economia Solidária no Brasil.
 
Desde então, vários projetos foram desenvolvidos e, fruto das reuniões realizadas pelo presidente da UNISOL Brasil, Arildo Mota Lopes, essas parceiras deverão continuar atravessando os tempos. Essa viagem foi importante para a prestação de contas das ações apoiadas por esses tão valorosos parceiros, bem como para reafirmar os laços de amizade e cooperação entre as instituições e entre os países.
 

 
Boas vindas à UNISOL Brasil. Da direita para esquerda: Sr. Salvador Goya, presidente da CONOSUD, Sra. Iolanda Sánchez, Vice-Prefeita e Coordenadora de Governança, Participação, Meio Ambiente e Cooperação da Cidade de Vilanova e la Geltrú, Sr. Arildo Mota Lopes, presidente da UNISOL Brasil, Sr. Manuel Mateos Martin, diretor da CONOSUD.
 
http://www.vilanovadigital.com/espais/actualitat/article.asp?IdArticulo=19731
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM