Documentário brasileiro é indicado ao Oscar 2011

O filme “Lixo Extraordinário” vai concorrer ao Oscar 2011 na categoria de melhor documentário. O longa-metragem, que é uma coprodução entre Brasil e Reino Unido, mostra o trabalho de Vik Muniz, artista plástico brasileiro, com catadores de lixo no Rio de Janeiro.
Dirigido pela inglesa Lucy Walker em uma coprodução com a brasileira O2 Filmes, o documentário disputa o Oscar da categoria com “Exit through the gift shop”, do artista plástico Banksy; “GasLand”, de Josh Fox; “Trabalho interno”, de Charles Ferguson; e “Restrepo”, de Tim Hetherington e Sebastian.
Por conta das filmagens no Brasil, “Lixo Extraordinário” teve participação de dois diretores do País, João Jardim e Karen Harley. Gravado ao longo de três anos, o documentário acompanha um projeto social de Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ).
Vik Muniz – O paulista Vik Muniz é conhecido por produzir fotografias que reproduzem imagens artísticas usando materiais inusitados como açúcar, chocolate, lixo, diamantes, poeira e outros. Seu trabalho pôde ser visto recentemente na TV na abertura da novela “Passione”.
Em cartaz desde a última semana nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, “Lixo Extraordinário” teve uma trajetória vitoriosa ao longo de 2010 em diversos festivais internacionais e nacionais dos quais participou.
A 83ª edição do Oscar acontece em 27 de fevereiro.
Fonte: JOrnal ABCD Maior

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM