Curso de Formação de Mulheres: Economia Solidária com Elas

No dia 16 (quinta-feira) iniciou a primeira turma do Curso de Formação de Mulheres: Economia Solidária com Elas, promovida pela Secretaria de Políticas Afirmativas da Unisol Brasil, em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).

A primeira turma conta com atividades divididas em quatro módulos de aulas virtuais, com carga horária total oito horas, objetivando aprofundar as discussões feministas e fortalecer a rede de mulheres cooperativistas da UNISOL. As aulas são ministradas pela convidada Eneida Guimarães dos Santos, anistiada política, que teve participação em todo o processo de redemocratização brasileira e elaboração da Constituição Federal de 1988 através do movimento popular de mulheres e de bairro.

Participaram do primeiro encontro 20 representações de empreendimentos econômicos solidários (EES) afiliados dos estados Paraíba, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal, que teve como tema a origem da opressão contra as mulheres e as conquistas das mulheres na história do Brasil. Nos próximos módulos serão debatidas as questões sobre trabalho e emancipação feminina, patriarcado, violência doméstica e rede de apoio, e contribuições das mulheres nos espaços de participação e decisão.

A coordenadora da Secretaria da Unisol Brasil, Magda Almeida, considera que esse curso tem por objeto garantir a integração das mulheres da base do cooperativismo e da economia solidária, na estruturação de uma agenda de políticas inclusivas, como ação afirmativa do debate de gênero.

Para Magda, pensar espaços de formação política para as mulheres é socializar e construir ferramentas que ajudem no processo de articulação política, pois “as formações contribuem para a pauta de luta diária que cada uma de nós temos que enfrentar para garantia de direitos principalmente no que tange às políticas públicas, e sobretudo, para sua autonomia econômica”.

Neli Medeiros, que compartilha a coordenação da Secretaria, destaca a importância de empoderar politicamente as mulheres para que se apropriem das pautas de políticas que incluem a questão de gênero e para que participem dos espaços políticos, aprendendo a discutir e falar do cenário político.

As coordenadoras reforçam o convite todas as mulheres da UNISOL que venham construir junto não só uma agenda de trabalho, mas também a consolidação de práticas integrantes e dinâmicas para fortalecimento da Secretaria de Politica Afirmativas.

Para se inscrever no curso, acesse o link e preencha o formulário online: https://forms.gle/LkNjtZY5q3BiBGYY7. O próximo encontro será no dia 30 de julho de 2020. Quaisquer outros esclarecimentos ou sugestões, entre em contato pelo endereço eletrônico: mulheres@unisolbrasil.org.br.

Avante UNISOL BRASIL!

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM