Economia Solidária é parte da Programação da Design Weekend, em São Paulo

Eventos agosto ES

Diversos setoriais do Projeto de Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento irão participar da Design Weekend, maior evento de Design da América Latina. De 08 a 16 de agosto as atividades acontecerão em diferentes formatos. O projeto é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (STDE), liderada pelo secretário Artur Henrique Silva Santos, com o apoio da Unisol Brasil e Unisol São Paulo.

Em edital publicado no começo de 2015, a Unisol Brasil está incumbida de ajudar a pasta com projetos de articulação com cooperativas, associações e outros empreendimentos da economia solidária, para resgatar e promover a igualdade social e econômica, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável em São Paulo.

Neste evento, a proposta é unir a cultura e o design para mostrar aos cidadãos paulistanos como a Ecosol se articula no território da cidade. A Design Possível é parceira da Unisol Brasil nesta empreitada.

O Design Weekend é um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial. O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.

Já os eventos dos parceiros do DW! serão realizados em diversos formatos como: seminários, cursos, palestra, feiras de negócios, exposições, instalações, intervenções urbanas, recepções e coquetéis, lançamentos de produtos, roteiros temáticos, festas, shows, concursos, prêmios, dentre outros.

A mobilização de Ecosol começa dia 08 de agosto, com a Feira de Ecosol na Av. Paulista, 1853, Parque Mário Covas. Nela, os visitantes poderão encontrar produtos como objetos de decoração, brinquedos, acessórios, bolsas, cadernos, conservas, quitutes e outros, além de apresentações culturais.

Cartaz Ecosol-10has17h

No Conjunto Nacional, de 10 a 16 de agosto, será a vez da exposição “Design, Artesanato e a Cidade”, um projeto de Adriana Yazbex que mostrará objetos confeccionados por Empreendimentos Econômicos Solidários. De 13 a 16 de agosto, a Craft +Design, voltada aos negócios, mostrará tendências nas áreas de decoração, design e arte, na rua Frei Caneca, 569, 5º andar.

No Cine Belas Artes, dia 12 de agosto, acontecerá o Seminário Design, Artesanato e a Cidade, com 140 vagas e inscrições pelo email ecosolsp@gmail.com. E no Vão Livre do Masp, de 10 a 14 de agosto, música, moda, mobilidade urbana, exposição de telas de graffiti e comercialização de produtos e ações de coletivos ocuparão o espaço.

A Unisol Brasil é parceira da STDE na implementação do Projeto Economia Popular e Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento, visando serviços de mobilização, sensibilização, formação, assessoria técnica para apoiar as atividades do projeto “São Paulo – Oportunidade Solidária” por meio de iniciativas de economia solidária, associativismo, cooperativismo, redes e cadeias produtivas na cidade de São Paulo, pelo período de doze meses.

Várias reuniões já vem ocorrendo para chamar empreendimentos interessados na construção de propostas, projetos e redes que visem o fortalecimento da Ecosol paulsita. Os encontros também tem ações centradas nos segmentos de reciclagem, turismo, economia criativa, agricultura urbana e segurança alimentar e nutricional.
PMSP – O grupo de trabalho criado com foco para debater e desenvolver ações no campo da economia solidária, em diferentes segmentos, é formado pelas secretarias de Serviços (SES) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), de Políticas para Mulheres (SMPM), de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), além da SDTE.
O DW! é realizado pela SUMMIT PROMO e pela ABRIL, sendo a revista CASA CLAUDIA responsável pela Curadoria dos eventos.
Outras informações em http://www.designweekend.com.br
Fontes: STDE, Unisol SP e Design Weekend.

 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM