Economia solidária é sucesso em feira na avenida Paulista

Feira Lançamento do livro 2
O evento Feira de Economia Solidária na Paulista – Dia das Crianças, ocorrido no sábado dia 11 de outubro, teve a presença de cerca de 1.000 visitantes, que conheceram o trabalho de 65 barracas. Os empreendimentos solidários de alimentação, brinquedos educativos, artesanato e prestação de serviço levaram a produção de vários municípios do Estado para o público passante da avenida Paulista.
As oficinas, projetos e empreendimentos solidários de cultura, arte e trabalho mostraram o potencial de produção, de convivência e de criatividade destes empreendimentos, para transformar pessoas e relações. Apresentações como a da Trupe Baião de Dois trouxeram poesia e emoção ao evento. O Dr. Paulo Amarante, presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental e pesquisador  da FIOCRUZ também prestigiou a Feira.
Durante a Feira, foi realizado o lançamento do livro ‘Relatos de Experiências em Inclusão Social pelo Trabalho na Saúde’, onde Lúcia Maria De Paula Costa e Carlos Santana falaram ao público sobre a importância de publicarem pela primeira vez. Os autores dos 18 relatos que compõem o livro fizeram dedicatórias e deixaram mensagens de fortalecimento do ‪cooperativismo social.‬ O livro é o resultado da parceria da Unisol Brasil e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol), uma unidade de pesquisa, ensino e extensão vinculada diretamente a reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E na organização, contou com o trabalho e dedicação de Leo Pinho, coordenador nacional do setorial de cooperativismo social da Unisol, e de Katia Liane Rodrigues Pinho, Isabela Aparecida de Oliveira Lussi e Maria Lúcia Teixeira Machado.

Os relatos são reforçados por três textos de abertura de especialistas e estudiosos do assunto: ‘Ampliando o direito e produzindo cidadania, de Paulo Amarante, escritor e médico psiquiatra e Fábio Belloni, mestre em psicologia social e professor universitário na área de Direitos Humanos na Saúde; ’Reforma Psiquiátrica, economia solidária e cooperativismo social’, de Roberto Tykanori Kinoshita, médico psiquiatra e Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e ‘Economia Solidária e saúde mental. A construção da política nacional de cooperativismo social’, de Paul Singer, renomado economista latino-americano e atual Secretário Nacional de Economia Solidária (Senaes-MTE) e Valmor Schiochet, professor e doutor em Sociologia Política e representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes-MTE).

A organização do evento é da Rede Estadual de Saúde e Ecosol, contando com os parceiros Instituto Integra, Unisol Brasil, Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de  São Paulo (CREFITO), Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e Senaes – MTE.
A próxima edição da Feira está prevista para 13 de dezembro deste ano. Mais informações no site www.saudeecosol.org.

Feira Lançamento do livro

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM