Economia Solidária e turismo rural são assuntos de conferência na Baixada Cuiabana

A UNISOL Brasil esteve presente na “II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Baixada Cuiabana” por Geraldo Lúcio, coordenador da  Base de Serviço do Território da Baixada Cuiabana, que recém-iniciou suas operações pelo período de um ano. Na ocasião, também foram apresentadas as ações da SEDTUR (Secretaria de Estados de Desenvolvimento do Turismo-MT), com foco em turismo rural e na agricultura familiar.
As Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Podem ser ONGS, cooperativas de trabalho, e universidades, que podem atuar tanto no recorte de territórios, como em escala estadual.
A Base de Serviço da UNISOL Brasil no Mato Grosso será desenvolvida tendo como município base Cuiabá-MT, mas também envolve os municípios de: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra.
Na oportunidade foi apresentado o turismo rural na agricultura familiar, produção associada ao turismo e caminhadas na natureza como fatores de desenvolvimento local e regional, de forma solidária e responsável.
Por ocasião da conferência, foi realizada uma pequena mostra por meio de uma feira de exposição e vendas de produtos da agricultura familiar, com a participação da Associação do IMBÊ, Agriverde, Chapada à Mão, Apimat, Morro Cortado/Rancho Mineiro, Mutuca e Cooprup.
O evento foi realizado com a finalidade de construção de políticas públicas para a agricultura familiar e homem do campo. Até o dia 09 de agosto outras Conferências serão realizadas no estado, culminando com a realização da conferência estadual.
Programação da Conferência 
07:30/08:00 – Café da Manhã
07:30/10:15 – Recepção, Inscrições e Credenciamento
08:30/09:00 – Abertura Oficial – Composição da mesa
09:00/09:15 – Apresentação e aprovação do Regimento Interno
09:15/10:00 – Apresentação sobre a Conferência – Objetivos gerais e expectativa do território
10:00/10:15 – Intervalo
10:15/10:45 – Palestra sobre Economia Solidária Bases de Serviços da UNISOL BRASIL, Turismo Rural e ANDA BRASIL, Secretaria de Estado de Turismo – SEDTUR
10:45/11:00 – Apresentação sobre a Formulação e Aprovação das Proposições
11:00/12:00 – Estudo em grupo dos eixos temáticos do Documento de Referência da 2ª CNDRSS
12:00/13:30 – Almoço
13:30/15:00 – Discussão em grupos sobre o do Documento de Referência da 2ª CNDRSS e formulação das proposições para o Documento Territorial
15:00/15:15 – Intervalo
15:15/16:45 – Plenária Final: Apresentação dos Estudos em Grupo, Aprovação das Proposições para o Documento Final da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário da Baixada Cuiabana
16:45/17:30 – Eleição dos Delegados e delegadas para Conferência Estadual
17:30/18:00 – Considerações Finais/Encerramento
Veja abaixo as fotos do evento:
[nggallery id=121]
Com a colaboração do Blog Turismo Rural Mato Grosso

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM