Economia Solidária pode ser alternativa contra crise

Um dos modelos apresentados durante o evento foi a Cadeia Solidária Binacional do PET. Foto: Divulgação.


A Organização Cospe e a Fundação Cultural Responsabilidade Ética promoveram a conferência “Resposta a Crise ou Modelo de Desenvolvimento Alternativo?”, que ocorreu na Itália, no dia 26 de maio. O foco do debate foi o momento que vive Brasil e Marrocos.
A conferência contou com a participação da diretora do Difesol (Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária), do governo do Rio Grande do Sul, Nelsa Fabian, que apresentou um painel sobre os atuais dados do número de empreendimentos econômicos solidários no Brasil. Foi mostrado ainda que a Economia Solidária provoca discussão de modelo para além da crise que vive a maioria dos países.
Os presentes puderam conhecer as experiências em torno da Cadeia Solidária Binacional do PET, com foco na preservação do meio ambiente e atacando o maior problema do mundo que é a desigualdade social, exatamente pela forma como a economia vem centralizando em grandes grupos econômicos, enquanto na Cadeia do PET todos se fortalecem. A formação de custos de cada elo é discutida entre todos, e constrói um valor justo para cada uma das etapas do processo produtivo e com o aproveitamento de uma matéria prima que em muitos países é incinerada. A cadeia demarca processo de cooperação internacional provocada pela Rede del Sur, com seus parceiros UNISOL Brasil, FCPU, Cospe e Nexus.
Durante o evento foi apresentado ainda o vídeo da Cadeia do PET e citada as várias leis e políticas publicas que fortalecem a Economia solidária como a lei de compras, da merenda escolar e de Resíduos sólidos. Nos próximos dias serão realizadas reuniões a fim de demonstrar as várias ações que estão sendo desenvolvidas e construir possibilidades de cooperação que Fortaleçam a Economia Solidária no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Nelsa Fabian Nespolo foi uma das pessoas que compôs a mesa. Foto: Divulgação.


Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM