Em giro por comunidades, Unisol consolida empreendimentos no litoral norte e na região sisaleira da Bahia

Em giro por comunidades, Unisol consolida empreendimentos no litoral norte e na região sisaleira da Bahia
Iniciativas de economia solidária têm preponderância de mulheres e jovens trabalhando com pecuária, confecção e reciclagem, entre outros

Pão, pecuária, confecção e reciclagem são os objetos de alguns dos empreendimentos que a Unisol visitou esta semana, em um giro para consolidar a Rede de negócios na região sisaleira e no belo litoral norte baiano. Muito conhecido por suas belezas naturais e pela diversidade cultural, a região encontra solo fértil para a Economia Solidária e conta com empreendimentos importantes para o horizonte político do movimento.
Em Inhambupe, a reunião foi com comunidades quilombolas e cooperativas da agricultura familiar. A presidente da Unisol/BA, Anne Sena, visitou um terreno de 8 mil m² no qual será implantada a unidade de beneficiamento de reciclagem do município, a ser administrado pela filiada Associação de Catadores de Inhambupe (Coocai). Além da reciclagem dos resíduos sólidos, o local também terá usina de compostagem.
Anne Sena também se reuniu com a Associação de Moradores Rurais de Limoeiro (AMRL), que organizou uma farmácia coletiva para combater os problemas de saúde da comunidade. As mulheres do empreendimento estão montando um empreendimento de panificação – que já está sendo construída. Tudo com doações e recursos da própria população local.
Como a AMRL, quase todas essas associações do litoral norte baiano têm uma preponderância das mulheres empreendedoras, e a Ajarquiba, também filiada à Unisol, além disso também tem uma predominância de agentes jovens em sua organização, conforme explica Anne Sena, que visitou o empreendimento. “Conferimos os projetos de floricultura, de criação de frangos e de piscicultura do local, todos envolvendo muitos jovens, que já estão no caminho do empreendimento solidário.”
Por fim, com grande entusiasmo a Unisol deu as boas vindas à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Aldeia 1, o mais novo filiado. E, na região do Sisal, Anne Sena e equipe visitaram seis empreendimentos, incluindo a Apaeb e a Monte Sabores.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM