Empreendimentos formam parceria em prol da inovação

Sinalização Urbana Ecouni

Sinalização Urbana é uma das linhas da Ecouni


Uma empresa recuperada e um empreendimento recém-formado por estudantes. Trajetórias diferentes que se encontraram pelo anseio de inovar. A UNIPOL (Cooperativa dos Trabalhadores na Indústria de Polímeros de Joinville), que comemorou cinco anos de atividade em setembro, produz perfis técnicos e atua nos segmentos automobilístico, refrigeração, programação visual, construção civil, moveleiro, tecnologia em materiais de engenharia, alta performance e nanotecnologia. No ano de 2012, investiu na inovação de seus produtos e foi uma das pioneiras a ter produtos catalogados na Ecouni, marca de produtos sustentáveis da UNISOL Brasil.
Metamaquina 2

Metamáquina 2 – montada e testada


No mesmo ano, a cooperativa iniciou aproximação da Metamáquina, empreendimento que produz impressoras 3D, baseado em projeto de software livre e hardware aberto. A impressora 3D usa plástico derretido para imprimir, camada por camada, qualquer objeto em três dimensões projetado em um sofware de modelagem na tela do computador. Além disso, cada impressora 3D pode imprimir as partes plásticas necessárias para a construção de outra impressora 3D, como o próprio nome do empreendimento.
 
Monofilamentos produzidos pela UNIPOL

Monofilamentos produzidos pela UNIPOL


Atualmente, os dois empreendimentos são filiados à UNISOL Brasil e discutem como buscar soluções sustentáveis e inovadoras para a Ecouni, ao mesmo tempo em que comercializam entre si. A UNIPOL está produzindo monofilamentos de diferentes cores e matérias-primas, como PLA (bioplástico) e ABS (acrilonitrila butadieno estireno). Por sua vez, a Metamáquina negocia a venda de uma impressora 3D para a UNIPOL, que possibilitará otimização do tempo de modelagem de protótipos.
Clique aqui para ler o que já foi publicado sobre a Ecouni.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM