Encontro das Cooperativas de Trabalho será realizado nesta terça-feira, dia 8

Arildo Mota Lopes vai expor um panorama geral das cooperativas de trabalho

Arildo Mota Lopes traçará um panorama geral das cooperativas de trabalho


Organizado pela Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI-Américas) e pela Organização Internacional das Cooperativas de Produtores de Serviço Industrial e Artesanal das Américas (Cicopa-Américas), o Encontro das Cooperativas de Trabalho será realizado nesta terça-feira, dia 8/10, no Guarujá, litoral de São Paulo, das 9h às 17h. O evento debaterá o avanço do modelo cooperativo e as estratégias para o segmento até 2020. Estarão presentes representantes de vários países do continente.
O encontro está programado para ser realizado paralelamente à 18º Conferência Regional da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI-Américas), de 6 a 11 de outubro. Com o tema Década Cooperativa: Cenários e Perspectivas, o objetivo desta conferência é articular e unir as ações realizadas pelas organizações da economia solidária.
Presidente da Unisol Brasil e da Cicopa-Américas, Arildo Mota Lopes vai participar, entre 9h15 e 10h15, de uma conferência sobre as cooperativas de trabalho no contexto mundial. Dentro deste tema, ele traçará um panorama geral dos empreendimentos nos países americanos com base no trabalho desenvolvido pela Cicopa.
“É um momento ímpar para as cooperativas de trabalho. O evento reunirá gente de todo o continente, do Canadá ao Chile, para discutir desafios e estratégias para a década cooperativista”, afirmou Lopes.
Expoentes – Tanto a 18ª Conferência Regional quanto o Encontro das Cooperativas contarão com a participação de grandes nomes do cooperativismo. Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, o economista Paul Singer ministrará palestra intitulada Cooperação e transformação do vínculo social.
Roberto Marinho, secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego, dissertará sobre o papel dos governos frente ao desafio da sustentabilidade das cooperativas de trabalho. Participam também como palestrantes Alan Bojanic, representante, no Brasil, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO); Peter Poschen, diretor de desenvolvimento empresarial e criação de emprego da Organização Internacional do Trabalho (OIT); e Roberto Rodrigues, embaixador do cooperativismo na FAO.
Veja abaixo a programação do Encontro das Cooperativas de Trabalho, no dia 8
9h – Apresentação do encontro e metodologia – Myrian Báez, da Conpacoop, Paraguai.
9h10 – Mensagem da representante do Conselho de Administração da ACI-Américas, Jesús Villalobos, Conacoop, Costa Rica.
9h15 – Conferência: Cooperativas de Trabalho no Contexto Mundial – Arildo Mota Lopes, da Cicopa-Américas, e José Orbaiceta, da Cicopa-Mercosul.
10h15 – Coffee Break.
10h30 – Fórum: O desenvolvimento das cooperativas de trabalho e a legislação. Lições para as Américas – Nanci Baptista (moderadora);
Experiência recente no processo da nova lei das Cooperativas de Trabalho no Brasil – Geraldo Magela, representante nacional das cooperativas de trabalho da OCB-Brasil;
Marcos jurídicos frente o desafio da sustentabilidade das cooperativas de trabalho na Argentina – Lic. Marcela Macellari, Fecootra, Argentina;
As cooperativas de trabalho e a intermediação laboral na Colômbia – Carlos Acero, Ascoop, Colômbia;
Especificidades das cooperativas de trabalho associado na Costa Rica: autogestão e co-gestão – Conacoop, Costa Rica.
12h – Intercâmbio entre os participantes para definir elementos para as conclusões do encontro – Nanci Baptista Andrade Ramos (moderadora).
12h30 – Almoço
14h30 – Fórum: Obstáculos e oportunidades para o crescimento das cooperativas de trabalho nas Américas (20 minutos por palestrante). Carlos Acero (moderador).
O papel dos governos frente ao desafio da sustentabilidade das cooperativas de trabalho nas Américas – Roberto Marinho, secretário adjunto, Senaes, Ministério do Trabalho do Brasil;
As cooperativas de trabalho e a democratização da comunicação na Argentina – Nauhm Mirad (Argentina);
As cooperativas de trabalho e as implicações do H.R. 2437, criação de empregos por meio da Lei de Cooperativas, nos Estados Unidos.
15h30 – Intercâmbio entre participantes com a finalidade de definir elementos para as conclusões do encontro (10 minutos) – Carlos Acero (moderador).
15h45 – Coffee Break
16h – Mesa redonda: cooperativas habitacionais (diversas modalidades de cooperativas habitacionais) – Ivânio Dickmann, Unisol Brasil, e Leonardo Pessi, Uruguai.
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM