Encontro em Saubara reuniu empreendimentos solidários do Recôncavo Baiano

A programação incluiu atividades de formação em áreas específicas da Economia Solidária com oficinas e palestras ministradas por técnicos e técnicas do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia

Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2015, no distrito de Cabuçu, município de Saubara (BA), aconteceu o I Encontro de Empreendimentos Solidários de Saubara, que teve como proposta promover espaços de troca de saberes com grupos da Economia Solidária do município e convidados do Território do Recôncavo.
Com a presença de Magda de Souza Almeida, diretora-executiva da Unisol Bahia e secretária de Políticas Afirmativas da Unisol Brasil (UBr), e Israel Santos, diretor administrativo da Unisol Bahia e Secretário de Agricultura Familiar da Unisol Brasil, junto com Elione Souza e Claudemiro Cerqueira,  o encontro foi iniciativa do Cesol Recôncavo e empreendimentos locais: COOBASA, Cooperativa de Mulheres Flor do Mangue, Casa das Rendeiras de Saubara, AMAPEC, AMAPEB, Associação Ação Cultural e APAC. E com o apoio da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (CEDITER), Conselho Territorial do Recôncavo (BA), Prefeitura Municipal de Saubara (BA), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Bahia Solidária, Programa Vida Melhore Secretaria do Trabalho.
Dentro da programação aconteceram atividades de formação em áreas especificas da economia solidária com oficinas e palestras ministradas por técnicos do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia (CESOL Recôncavo) e outras entidades com exposição de produtos dos empreendimentos locais e atividades culturais locais. Realizado na Praça de Cabuçu (entrada do distrito, em frente à praia) e também na sede da Casa do Pescador Artesanal, no mesmo local, o público-alvo foram grupos formais e informais da Economia Solidária que tem sede no município ou no Território do Recôncavo, mas a atividade também foi aberta aos demais interessados.
O I Encontro de Empreendimentos Solidários de Saubara é uma iniciativa do Cesol Recôncavo e empreendimentos locais: COOBASA, Cooperativa de Mulheres Flor do Mangue, Casa das Rendeiras de Saubara, AMAPEC, AMAPEB, Associação Ação Cultural e APAC. E conta com o apoio da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra – CEDITER, Conselho Territorial do Recôncavo, Prefeitura Municipal de Saubara, UFRB, Bahia Solidária, Programa Vida Melhor e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia. Mais informações http://cesol.cediter.org.br ou www.fb.com/cediter.cesol
PROGRAMAÇÃO21.02.2015 (SÁBADO)
9h Mesa de Abertura
Local: Casa do Pescador Artesanal
TEMA: ECONOMIA SOLIDÁRIA E A POLÍTICA TERRITORIAL: AVANÇOS E DESAFIOS NO TERRITÓRIO DO RECONCAVO E O PAPEL DAS MULHERES NESTA TRAJETÓRIA.
Magda de Almeida – UNISOL/Bahia
Denis Soares – SEPLAN
Rosana Vieira – CODETER Recôncavo
Suzethe Araújo – CESOL Recôncavo
Ana Claudia Santos – CEDITER
12h Almoço
14h Oficinas Temáticas
Local: Casa do Pescador Artesanal
– Jurídico – Thays Carvalho (Cesol)
– Finanças Solidárias – Paula Lima (Cáritas Nordeste)
– Projetos de Matriz Africana – Instituto Palmares
19h Apresentações culturais
Local: Praça de Cabuçu
DOMINGO: 22/02/2015
9h Oficinas Temáticas
Local: Casa do Pescador Artesanal
– Comunicação na Economia Solidária – Lorena Morais (Cesol)
– Prestação de Contas em Organizações Solidárias – Suzethe Araújo e Valter Grillo (Cesol)
12h Almoço
13h Encerramento
Obs: Durante os dois dias do evento houve exposição de produtos artesanais e gastronômicos de grupos do Território assessorados pelo CESOL Recôncavo.
Fontes: Facebook Magda de Almeida, Portal da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, Saubara Notícias, Site Programa de Olho na Notícia.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM