Fundação Banco do Brasil assina acordo de cooperação para Caxias do Sul

A Fundação Banco do Brasil, a organização ambientalista WWF-Brasil e a Prefeitura de Caxias do Sul firmaram acordo de cooperação, no dia 30 de agosto, às 11h, no auditório da Universidade de Caxias do Sul, com o objetivo de promover no município ações relacionadas a Consumo Consciente e Reciclagem.
A assinatura ocorreu durante a abertura de oficina participativa, que irá construir o Plano de Coleta Seletiva, Consumo Consciente e Reciclagem de Caxias do Sul. O evento é parte das ações do Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas, WWF-Brasil e prefeituras municipais. O gerente de Parcerias, Articulações e Tecnologia Social da Fundação BB, Jefferson de Oliveira, representará a instituição na ocasião.
Também foi realizada oficina para jornalistas sobre Consumo Consciente e Reciclagem, no mesmo local. A oficina foi criada para atualizar e capacitar jornalistas para a cobertura do tema, que ganha relevância em função da nova PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). A lei estabelece, por exemplo, que a partir de 2014 só poderão ir para os aterros sanitários aqueles materiais que não podem ser reaproveitados. Todo o material reciclável e todo o resíduo orgânico deverão ser aproveitados e não poderão ser depositados nos aterros. A aplicação da PNRS é um desafio para todos os municípios brasileiros e Caxias do Sul pode se tornar um exemplo para o País, a partir do desenvolvimento das ações conjuntas.
Além de Caxias do Sul, integram o grupo que recebe as ações do Água Brasil os municípios de Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC). Nestas cidades, as organizações parceiras irão estimular a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos e disseminar os princípios do consumo consciente. As ações permitirão que os modelos desenvolvidos possam ser replicados nos demais municípios brasileiros.
A Oficina Participativa para Construção do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Caxias do Sul foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto, quando técnicos do WWF, Prefeitura e Codeca, além de representantes de catadores e de outras instituições envolvidas discutiram o futuro do manejo de resíduos sólidos de Caxias do Sul.
Fonte: Fundação Banco do Brasil 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM