Fundação BB lança publicação Água e Mudanças Climáticas na Rio+20

A Fundação BB realizou na quarta-feira, 20, na Cúpula dos Povos, o lançamento da publicação “Água e Mudanças Climáticas: Tecnologias Sociais e Ação Comunitária”. O evento aconteceu no Estande da Fundação BB no Aterro do Flamengo/RJ e contou com a participação do presidente da Fundação BB, Jorge Streit; do diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Éder Melo; do secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson Guimarães; do gerente de Educação e Tecnologia Inclusiva da Fundação BB, Claiton Mello; do gerente executivo do Banco do Brasil; autor do livro, Milton Nogueira e do assessor da direção da UNISOL Brasil, Alexandre Antonio da Silva.
O livro é um panorama das tecnologias sociais, relacionadas com recursos hídricos e catalogadas no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação BB. A publicação digital, com versões em inglês e francês, foi distribuída para todos os participantes da atividade. “A decisão de traduzir em inglês e francês objetiva universalizar a beleza do conhecimento brasileiro. Na África, 23 países são francófonos e o inglês é uma língua universal”, explicou o autor.
Segundo o presidente da Fundação, Jorge Streit, a obra contribui para a elaboração de políticas públicas que busquem consolidar as tecnologias sociais como ferramentas para a redução da poluição e, por isso, é voltada para prefeitos, secretários e gestores públicos, líderes de comunidades produtivas, cooperativas, associações, consultores sociais e a todos aqueles que identifiquem formas de inclusão social baseadas na sustentabilidade ambiental.
Escrito pelo consultor internacional para mudanças climáticas, energia e negociações multilaterais, Milton Nogueira da Silva, o livro sugere caminhos de como adotar as TS para promover a melhoria nas comunidades. Para o autor, a obra “irá possibilitar que os agentes públicos promovam estratégias de geração de trabalho e renda e desenvolvimento econômico local sem impactos e destruições ao meio ambiente”, disse o autor.
Maurício Messias ressaltou a qualidade da publicação. “Se tem um tema que é universal é a água. Nesse sentido, não podemos abrir mão da competência da Fundação Banco do Brasil, competência essa que se tangibiliza neste livro”, afirmou.
Água e Fundação BB
A Fundação Banco do Brasil integra o Conselho Mundial da Água e investe em tecnologias sociais que promovem o protagonismo social e conservação dos recursos hídricos. A instituição participa, ainda, do Programa Água para Todos, do Governo Federal, e está realizando investimentos sociais na instalação de 60 mil Cisternas de Placas no semiárido brasileiro, possibilitando acesso à água potável para centenas de famílias.
Na manhã de hoje, foi inaugurada a primeira unidade do Estado do Rio de Janeiro da Tecnologia Social Cisterna de Placas. A tecnologia social foi instalada na Comunidade Sérgio Silva, na Serra da Misericórdia, Complexo do Alemão.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM