Governo federal cria órgão para fornecer assistência técnica a agricultores

Agência do governo federal vai planejar parcerias para geração de renda no campo

Agência do governo federal vai planejar parcerias para geração de renda no campo


Na última quarta-feira, 18 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União a Lei Federal nº 12.897, que autoriza o governo federal a criar a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural).
A iniciativa tem como objetivo aumentar a produtividade e a renda de pequenos e médios trabalhadores rurais, por meio da criação de políticas de assistência técnica e programas de extensão rural. Para isso, a Anater será responsável por firmar parcerias com empresas públicas e privadas.
A agência começa a operar somente em 2014, depois da aprovação do estatuto e das regras de credenciamento e parcerias, o que deve acontecer em um prazo máximo de quatro meses. A princípio, a agência terá atuação integrada com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com o objetivo de promover a transferência das tecnologias geradas pela empresa.
“Essa é uma iniciativa muito importante pois é necessário aumentar a capacidade e a variedade dos programas de extensão rural”, destaca Vitor Carlos Neves, coordenador do setorial de Agricultura Familiar da Unisol Brasil.
Atualmente, a agricultura familiar concentra cerca de metade das 800 associações e cooperativas ligadas à central de cooperativas.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM