Hortas orgânicas geram renda para famílias do Mato Grosso do Sul

Agricultores montam horta orgânica em Batayporã

Agricultores montam horta orgânica em Batayporã


Já estão em operação as primeiras sete de um total de 15 hortas do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável de Batayporã (MS). Implantadas por meio de uma parceria entre a Adeporã (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Batayporã) e a Fundação Interamericana, dos Estados Unidos, as hortas tem como objetivo gerar renda para assentados e agricultores familiares por meio da agricultura orgânica.
A escolha das famílias atendidas levou em consideração fatores como a aptidão para o cultivo de hortigranjeiros, tempo de trabalho e renda familiar. Antes da montagem da horta, os trabalhadores receberam um curso de formação de um instrutor do Sebrae/MS.
O principal destaque do sistema é a ausência de agrotóxicos e de fertilizantes artificiais durante o plantio. A ideia é que o produtor aproveite ao máximo os restos de sua produção para a produção dos implementos. “O agricultor foi orientado para que aprenda a produzir um adubo com esterco de galinha e restos de milho, por exemplo”, destaca Sidney Olegário, presidente da Adeporã e coordenador da Unisol Brasil no Centro-oeste.
O resultado disso são produtos mais saudáveis, e com um custo de produção até 30% menor do que o necessário para a lavoura tradicional. “Com essas técnicas, o produtor pode até cobrar mais pelos seus produtos, aumentando a sua margem de lucro”, finaliza Olegário.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM