I SEMINÁRIO TERRITORIAL DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA

REDE TAPIRI, realizará, nos dias 26 e 27 de Julho de 2010, no auditório do SEBRAE/AM, o “I Seminário de Comercialização Solidária: Construindo relações com base justa e solidária na Amazônia”. O evento tem o objetivo: Contextualizar os avanços, limites e desafios da economia solidária e promover a troca de experiências, entre empreendimentos que desenvolvem relações comerciais tendo como base a justiça e a solidariedade, visando à articulação e integração dos empreendimentos de economia solidaria do território Manaus e em torno, para construção das estratégias e consolidação da Rede de Comercialização Solidária, levando em consideração as características da Amazônia.
REDE TAPIRI é uma articulação ligada a UNISOL AMAZONAS, composta por empreendimentos que desenvolvem trabalho nas áreas de manipulação de alimentos, confecções de roupas, artesanatos indígenas e regionais, produção de cosméticos com essências da Amazônia, extrativistas e agricultores familiares, pescadores, catadores de materiais reciclados dentre outros e que estão organizados em grupos informais, associações e cooperativas. A REDE TAPIRI também é composta por organizações não governamentais, que desenvolvem projetos visando assessorar e acompanhar o trabalho dos empreendimentos por meio de assessorias e melhoria de suas estruturas físicas. A rede é constituída por: “bases municipais de empreendimentos” visando o estabelecimento de parcerias entre si e com outros, por meio de relações justas e solidárias nos processos de produção, logística, comercialização e consumo de produtos e serviços, dentro dos princípios de uma Economia Solidária.
 
Um dos principais propósitos do evento é consolidar uma REDE DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA que acontecerá por meio da afirmação de um conceito sobre a temática, a definição de estratégias e aprovação do plano de desenvolvimento para o ano 2011 a 2013.
 
Durante o seminário, haverá palestras de autoridades e especialistas sobre os programas e as políticas sociais e apresentação dos “Programas de Fomento a Comercialização”, que será realizada pelo BANCO DO BRASIL, AFEAM, BASA, BANCO DA GENTE, visto que estas ações podem fortalecer a Economia Solidária no Amazonas. A proposta das palestras é de subsidiar as discussões para enriquecer o plano a ser construído no evento, ao final do encontro, será aprovada as propostas de consolidação da REDE DE COMERCIALIZAÇÃO pelos empreendimentos participantes.
O evento está sendo realizado pela REDE TAPIRI em parceria com o Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS) e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB), Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento social (SEMTRAD) Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE/SENAES), Secretaria de Desenvolvimento Territorial (MDA/SDT), Fórum brasileiro de Economia Solidária (FBES), Instituto Marista de Solidariedade (IMS/UBEE), Central de Cooperativas e Empreendimentos Autogestionários do Brasil (UNISOL), COOASTEPS DA AMAZONIA, Instituto ARUAK, VISÃO MUNDIAL, Cáritas de Manaus, PROJETO BRASIL LOCAL e Rede de Educação Cidadã (RECID).
 
 
 
Local: Auditório do SEBRAE/AM
Data: 26 e 27 de Julho de 2010
horário: 9h as 17
Endereço: Rua Leonardo Malcher, nº904 – Centro – Manaus-AM .
 
 
PRIMEIRO DIA (26.07.2010)
09h – Abertura Oficial:
10h – Analise de Conjuntura: Contexto, desafios, avanços e perspectivas para produzir e viver em cooperação de maneira sustentável a partir das experiências, programas projetos e políticas públicas nos nível nacional e local;
· Expositores: Adilson Vieira (SETRAB AM), Francisco Castro (APCD), Anderson Barcelos (IMS/UBEE)
· Plenária aberta (Perguntas e respostas)
11h – Roda Viva:
· ACS – Experiência de Comercialização – Marcio Menezes
· ECO-RECICLA – Manuel Marinho
12h – ALMOÇO:
14h – Painéis:
· Sistema Brasileiro do Comercio Justo e Solidário – Felipe Pateo (FACES)
· Sistema Comercialização Agricultura Familiar e Economia Solidária (SECAFES) – Marcio Menezes
· Plenária aberta (Perguntas e respostas)
17h – Encerramento:
 
SEGUNDO DIA (27.07.2010)
9h – Programas de Fomento a Comercialização:
· Banco do Brasil
· Banco da Amazônia (BASA)
· Prefeitura de Manaus (BANCO DA GENTE)
· Governo do Estado (AFEAM)
· Plenária aberta (Perguntas e respostas)
 
11h – Consolidação de Rede de Comercialização Solidária:
· Apresentação da metodologia
· Trabalho em grupos
 
12h – ALMOÇO:
14h – Consolidação da Rede de Comercialização Solidária:
· Afirmação do conceito de Comercialização Solidária
· Definição de estratégias de comercialização solidária.
· Plenária de aprovação do plano de desenvolvimento da rede de Comercialização Solidária.
17h – Encerramento:
 
Inscrições: Fone: 92 9127 9143 (Evandir Duarte)
 
Veja mais sobre este assunto na área “acervo” do site da UNISOL Brasil: www.unisolbrasil.org.br
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM