II CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA(CONAES) – “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”

Na semana do dia 16 a 18 de junho o clima vai esquentar em Brasília para aqueles que defendem ou são ligados às causas da Economia Solidária. Entre estes estarão, os mais de 1.600 delegados e delegadas de todo Brasil que estarão presentes, representando todos os estados brasileiros. Será a II CONAES (Conferência Nacional de Economia Solidária), que chegou quatro anos após a realização da sua primeira edição em junho de 2006.
O evento que já vem causando grande movimentação em todo Brasil, já mobilizou mais de 20.000 pessoas nas plenárias regionais e estaduais. Ao todo foram mais de 187 conferências regionais e 27 estaduais.
O tema desta II CONAES refere-se a uma questão fundamental para fortalecer a Economia Solidária no Brasil: o direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento.
Eis o desafio: avançar no reconhecimento do direito a outra economia que conduza a um novo modelo de desenvolvimento. Esse direito será uma conquista dos sujeitos políticos que constroem a Economia Solidária no Brasil e que reivindicam o reconhecimento do Estado Brasileiro na forma de instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de Economia Solidária, com participação e controle social.
Dada essa conjuntura, a UNISOL Brasil Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, que não poderia deixar de marcar presença neste evento, saúda todos os delegados e delegadas que participarão do evento. “Desejamos que saiam boas propostas para o crescimento da Economia Solidária em nosso país, como resultado dessa II Conferência Nacional” disse Arildo mota Lopes, presidente da UNISOL Brasil.
Este é o momento propício para realizar um balanço do caminho percorrido até aqui. Identificar os avanços e limites da Economia Solidária no Brasil e, a partir dos aprendizados, fortalecer e aperfeiçoar as prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas.
 
Para mais informações acesse: http://www.mte.gov.br/conaes/
 
Direção da UNISOL Brasil
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM