Linha de produtos sustentáveis da UNISOL é apresentada aos paulistanos

No hall das grandes ideias é possível dar forma ao que, até então, era considerado apenas material de descarte. Isso pode ser visto de perto por quem visitou o estande da UNISOL Brasil, durante a Feira USP de Inovação e Empreendedorismo, que ocorreu de 23 a 25 de agosto. A Central de Cooperativas levou ao conhecimento do público a marca de produtos sustentáveis Ecouni, com linha de mobiliário urbano, feita 100% de plástico reciclável. Empresas, representantes de prefeituras e estudantes se interessaram pelo projeto e até viram a possibilidade de adquirir alguns itens da linha.
O evento, mais conhecido como Uspitec, foi promovido de forma pioneira pela Agência USP de Inovação, na Each (Escola de Artes, Ciência e Humanidades). A feira contou com cerca de 140 expositores, entre pesquisadores, empresas e entidades diversas, com o intuito de proporcionar amplo acesso à inovação tecnológica. A ação teve como público alvo os empresários, empresas parceiras, estudantes e a comunidade USP.
De acordo com o diretor tesoureiro da UNISOL Brasil, Gilson Gonçalves, falar em inovação é  falar também em desenvolvimento. “Feiras como essa possibilitam o intercâmbio com outras instituições, conhecendo novas tecnologias e fazendo com que elas sejam levadas aos empreendimentos filiados a Central de Cooperativas”, disse Gonçalves que também é coordenador da Ecouni. Para ele, a entidade reforça a importância da sustentabilidade, de cuidar do meio ambiente, além do papel econômico e social com foco na inovação.
A proposta foi mostrar algumas pesquisas aplicadas em diversas áreas do conhecimento e abrir oportunidade para que pesquisadores e empresários possam buscar parcerias. A Uspitec quer ainda maior aproximação dos estudantes de ensino médio e técnico com a inovação tecnológica, mostrando as oportunidades que a universidade pode trazer.
“Queremos gerar um ambiente de troca de ideias entre empresas e pesquisadores para que a inovação tecnológica fique cada vez mais forte no ambiente acadêmico, e tenha maior relevância para a sociedade”, ressaltou o coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato.
Paralelamente ao evento, aconteceu o workshop “Tecendo a Inovação”, no dia 24, com um ciclo de palestras pautado na inovação tecnológica e empreendedorismo, voltados ao setor têxtil. As palestras abordaram os temas “Inovação na visão do empresário” com a Golden Química do Brasil, “Nanotecnologia têxtil” com o a Universidade de Cornell, “Inovação e Competitividade da Indústria Têxtil Brasileira” com a ABIT e a apresentação da Incubadora Social e Tecnológica da EACH.
A Uspitec contou ainda com conferências ministradas por professores e convidados. Nos estandes. Vale lembrar, que também estiveram presentes no evento entidades de fomento, de representação mista e outras universidades públicas. A ideia é que o evento ocorra a cada dois anos, com o próximo previsto para acontecer em 2014, na cidade de Ribeirão Preto.
[nggallery id=92]

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM