Luiz Erundina e Rivaldo Ferron debatem Cooperativismo e Finanças Solidárias

Mesa temática acontece no dia 6 de outubro e faz parte da programação do 2º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista.

Rivaldo Ferron, diretor de Formação da Cresol – Central de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária, e Luiza Erundina, deputada federal, autora do projeto de lei que cria o Segmento Nacional de Finanças Populares e Solidárias, participam da mesa de debate “Diálogos sobre cooperativismo e finanças solidárias”, no dia 6 de outubro, das 11h às 13h, durante 0 2º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista.

A mesa irá discutir experiências e propostas alternativas de financiamento à produção e ao consumo. Enquanto o Brasil amarga uma das piores crises da história, os 5 maiores bancos do país seguem batendo recordes de lucratividade. Em vez de concorrerem entre si para aumentar o crédito, estimulando a produção, o consumo e a geração de empregos, na prática funcionam como um cartel que sufoca o país com os maiores juros do mundo.

Cooperativas de crédito, fundos mútuos de solidariedade, bancos comunitários de desenvolvimento, moedas sociais, criptomoedas sociais são alternativas criadas pelas comunidades para sair dessa enrascada imposta pelo cartel do sistema financeiro.

_________________

SAIBA MAIS:

Nos dias 05 e 06 de outubro, no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Químicos Unificados – CEFOL, em Valinhos, acontece a segunda edição do Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista.

O evento, realizado pelo MST, pelo Sindicato Químicos Unificados, pela ANC e pela Rede de Produtos do Bem, tem o apoio da Unisol Brasil e é aberto ao público com ingresso a preço popular (R$ 10 reais por dia).

A agroecologia e o ecoturismo, mais do que temas atuais, são caminhos para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto. O atual modelo alimentar e econômico, ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros, preza pouco pela saúde e pelo meio ambiente.

A programação está repleta de oficinas, mesas de debates, feira de produtores e atrações culturais. Confira a programação completa neste link:

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM