Mais um novo filiado: a SoSol se junta à Unisol para fortalecer a sua missão de geração de energia solar a baixo custo

ASBC Completo na Estrada dos Alvarengas

ASBC do Alvarengas, região do Jardim Thelma, em São Bernardo do Campo, o primeiro construído no primeiro Mutirão Solar da História da Energia do Brasil


Temos mais um novo filiado da Unisol! É a SoSoL – Associação Sociedade do Sol. Criada em novembro de 2001, a Sociedade do Sol, uma instituição sem fins lucrativos, se dedica ao desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de energia solar e renovável e programas de educação ambiental. Sua atuação é dedicada ao desenvolvimento de soluções de baixo impacto ambiental e custos reduzidos para a geração de energia junto às comunidades e organizações.
Recentemente, a entidade foi aprovada no processo de seleção da Incubadora e Aceleradora de Negócios Sociais, criada pelo economista e banqueiro Muhammad Yunus, que também criou o Grameen Bank e ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2006. A SoSol iniciou, no dia 18 de outubro de 2014, o processo de aceleração do negócio social no ambiente Yunus, em São Paulo (http://www.yunusnegociossociais.com/), onde poderá usar o espaço físico da incubadora pelos próximos três meses.
A UNISOL foi convidada para uma reunião de trabalho no ambiente Yunus, que fica em Pinheiros, próximo do complexo do Hospital das Clínicas. Neste encontro, onde serão discutidas propostas, foram convidados também representantes das empresas BRASKEM e TECNOPERFIL, três secretários municipais da Prefeitura de São Bernardo do Campo, representantes dos municípios de Paulínia e Ibiúna e da empresa CPFL, além dos demais parceiros que a SoSol incentivou na criação da demanda por aquecimento solar de baixo custo (ASBC) ou houve interesse por conta própria, entre eles a COOHABRAS, filiada à UNISOL e a Cooperativa dos Trabalhadores na Indústria de Polímeros de Joinville (UNIPOL).
Esta reunião prevê o acompanhamento de representante do grupo de gestores e financistas da Yunus e do BCG – Boston Consulting Group, que destacou três consultores para ajudar a criar o modelo de negócio. Sediada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), a SoSol dissemina, faz formação e monitora a implantação de um Sistema de Aquecimento Solar – o SAS, por meio da solução tecnológica conhecida como ASBC – Aquecedor Solar de Baixo Custo.
O projeto ASBC da Sociedade do Sol está certificado pelo Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil (FBB) e é referenciado no Banco de Tecnologias da Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e no Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina (http://www.cds.unb.br/obmts/), além da Rede de Tecnologias Sociais/Governo Federal (RTS).
A atual equipe da Sociedade do Sol é formada por profissionais que desde o ano 2001 se somaram aos pesquisadores originais. A SoSol também Integra redes e fóruns do movimento socioambiental brasileiro como a Rede das Agendas 21, de São Paulo, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento, Fórum Marco Regulatório das OSCs e RENOVE (http://www.renove.org.br), além da Rede de Meio Ambiente do Cietec, Rede ASHOKA, Rede Permacultura Social Brasileira, Movimento Nossa São Paulo e Fórum Nacional das ONGs.
As atividades da SoSol também se realizam por meio de parcerias com outras entidades, governos, mestres populares, pesquisadores científicos e profissionais técnicos em projetos com foco na sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Após os primeiros anos de pesquisa para o aperfeiçoamento do ASBC, quando o primeiro equipamento foi lançado na ECO-92,  a Sociedade do Sol iniciou o projeto de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e vem investindo no desenvolvimento de uma família de tecnologias sociais e ecológicas com os mesmos princípios do ASBC: soluções voltadas residências e edifícios que levam em conta os conceitos de universalidade, cuidado ambiental, programa educacional, baixo custo e eficiência tecnológica. Mais informações em http://www.sociedadedosol.org.br.
Fontes: Unisol e Associação Sociedade do Sol



 
 
 
 
 
 
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM