Metalurgia

O Setorial da Metalurgia é formado por empreendimentos provenientes de empresas recuperadas, ou seja, fábricas em que os trabalhadores assumiram a gestão visando garantir os postos de trabalho e manter suas rendas.
Seu objetivo é somar esforços, entre os empreendimentos, para alcançar soluções conjuntas nas questões comerciais, crédito, projetos, capacitação para os trabalhadores, troca de experiências e tecnologias e outras ações que ajudem a fortalecer a rede solidária.
Hoje, essas iniciativas são exemplos de sucesso e garantia de sustentabilidade econômica e financeira na vida de milhares de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil.
COPROMEM
A COPROMEM – Cooperativa de Produtos Metalúrgicos de Mococa é hoje uma das empresas líderes no mercado de fabricação de componentes soldados (caldeiraria).
Instalada no interior de São Paulo, na cidade de Mococa, a COPROMEM conta com uma equipe de cooperados com larga experiência e da mais alta qualificação profissional.
Seu parque fabril abrange uma área de 39.000 m2, sendo 15.000 metros cobertos.
Na produção, tem-se máquinas de corte de chapas à laser, máquinas de usinagem CNC, jateamento e pintura.
Na área de informática destacam-se o sistema de computadores equipado com software de automação de projeto mecânico Solidworks e o sistema que permite receber, via EDI, os pedidos dos clientes.
Possuidora de um plano de qualidade próprio, a COPROMEM é certificada pelo LLOYD’s REGISTER QUALITY ASSURANCE para as seguintes normas aplicáveis a sistemas de Gestão de Qualidade: ISO 9001/2000; NBR ISO 9001/2000 e BS EN ISO 9001/2000.
CTMC
A CTMC – Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas é a maior metalúrgica autogestionária gaúcha.
Instalada em uma área construída de 6.700 m2, atua no segmento de caldeiraria média e pesada. Projeta, fabrica e monta equipamentos industriais, sob encomenda, em aço-carbono, aços inoxidáveis e aço-liga.
Todos os profissionais da CTMC, altamente qualificados, são associados da Cooperativa. Essa é maior garantia de qualidade, empenho e compromisso que uma empresa pode oferecer aos seus clientes.
A combinação de um moderno e bem equipado parque fabril com a alta qualificação profissional de sua equipe faz da CTMC a melhor alternativa do sul da América Latina no fornecimento de equipamentos de grande porte e na prestação de serviços específicos nessa área.
O reconhecimento da alta qualidade de seu trabalho, fruto do pioneirismo na forma de gestão e de processos, fez com que a CTMC alcançasse um de seus grandes objetivos: a certificação ISO 9001:2000.
UNIFORJA
Quando, em 1997, a Conforja encerrou suas atividades, demitindo a totalidade de seus funcionários, mais uma porta se fechava no ABC paulista, de geração de trabalho e de renda.
O quadro de profissionais especializados e de larga experiência encontrou no cooperativismo a fórmula de preservar seus postos de trabalho.
Assim nasceu a UNIFORJA – Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia – com o objetivo de garantir a continuidade e hegemonia da marca no ramo metalúrgico.
Manter a qualidade de seus produtos e serviços para oferecer segurança e credibilidade aos seus clientes, sempre foi o objetivo perseguido por todos dentro da Cooperativa.
Integrante do Programa de Inclusão e Organização Produtiva dos Empreendedores Cooperados, a UNIFORJA pôde contar com a ajuda do Sebrae na assistência para a formação e desenvolvimento da Cooperativa, incluindo a capacitação dos cooperados.
Da UNISOL Brasil recebeu apoio na integração com outros empreendimentos, dentro de uma rede de negócios capaz de promover a troca de experiências e o conseqüente crescimento coletivo interno e externo.
Investimentos em tecnologia, desenvolvimento de novos produtos e a melhoria contínua de processos fazem parte dessa história construída com sucesso por trabalhadores.
A UNIFORJA é atualmente o maior fabricante de flanges e conexões de aço forjado da América Latina. Prova de que a Economia Solidária é uma alternativa viável de trabalho com dignidade e respeito.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM