Ministério aconselha empreendimentos nas vendas para o mercado externo

Muitas cooperativas querem investir no mercado de exportação

Muitas cooperativas querem investir no mercado de exportação


Investir no mercado de exportação é o objetivo para muitas cooperativas do setor agrícola. Mas além do produto de qualidade, é necessário que os empreendimentos estejam com a administração afiada para poder atender a nova demanda comercial. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio disponibiliza algumas dicas para melhorar a gestão da cooperativa.
A primeira dica é a profissionalização. O investimento em uma área dedicada exclusivamente à gestão profissional do empreendimento permite uma eficiência maior na administração. Neste caso, os cooperados podem se dedicar exclusivamente às atividades básicas, sem ter que se desdobrar também na prospecção de clientes e na realização da rotina administrativa.
Isso, porém, não isenta o cooperado de conhecer o funcionamento da empresa. Esta inclusive é a segunda dica do material produzido pelo ministério. Além da produção, é preciso saber de todas as etapas que o produto passa até a chegada ao consumidor final.
A terceira e última dica é desenvolver uma estratégia de longo prazo de captação de recursos. Esse planejamento deve incluir também um trabalho de capacitação do empreendimento e dos gestores para obtenção de linhas de crédito especiais. Para isso, é necessário estabelecer o foco da cooperativa no mercado.
Outras informações podem ser encontradas clicando aqui.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM