Ministério do Trabalho e Emprego lança Manual de declaração da RAIS 2012

A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) foi criada em 1975 e no decorrer destes 38 anos foi ganhando rigorosidade técnica, flexibilidade nas alternativas de utilização e, pela combinação dessas duas características, ampliando de forma potencial o público usuário. Hoje, é assumida como sendo um pilar essencial no sistema estatístico do País.
Para que a RAIS seja um dos melhores instrumentos que o Brasil possui para refletir o país real é necessária a sobreposição de iniciativas e parcerias que vão desde a celeridade e veracidade das respostas proporcionadas pelos empregadores, passando por todo o processo de controle, checagem e divulgação feito pelo corpo técnico do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como o retorno dos usuários que possibilitam concretizar um aprimoramento na consistência técnica das bases de dados.
Para as cooperativas, a principal novidade é a informação do total de sócios-proprietários (ver item B.3, página 25 do Manual), o que realça a importância da correta inclusão dessa informação, uma vez que a RAIS é a principal base de informações sobre as cooperativas no país.
Clique aqui para fazer o download do Manual de Declaração da RAIS 2012.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM