Ministro destaca importância do cooperativismo para o Brasil

UNICOPAS com o MDA em BSB
“Estou cada vez mais convencido que o cooperativismo é o caminho para construirmos uma sociedade mais justa”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, durante o encontro com a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), nesta quinta-feira (29), em Brasília (DF). A reunião faz parte do compromisso assumido pelo ministro de manter um canal aberto de diálogo com movimentos sociais e entidades ligadas ao campo.
Segundo Patrus, o fortalecimento do cooperativismo faz parte da sua história política e o intuito, como titular do MDA, é de promover o tema. “Vamos trabalhar juntos e vamos levar esse assunto, que é muito forte para nós, para outras esferas governamentais”, propôs aos presentes.
Criada há um ano, a Unicopas é a junção de três entidades cooperativistas: a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) e a Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil (Concrab).
Para o secretário do grupo, Francisco Dal Chiavon, a meta da Unicopas é de representar política e economicamente o universo de 2,5 mil cooperativas brasileiras. “Nós temos um número grande de cooperativas formalizadas. Queremos que elas sejam representadas e tenham organização econômica, no que diz respeito à gestão e profissionalismo”, ressaltou. Entre os pontos essenciais destacados para o desenvolvimento do setor estão a Assistência Técnica e a Extensão Rural (Ater) e o crédito à agricultura familiar.
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA – Foto: Albino Oliveira/MDA

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM