MST é homenageado com a “Salva de Prata” em SP

Câmara de São Paulo reconhece a importância do Movimento ao lhe conceder seu maior prêmio. Unisol Brasil participou da Sessão.

Em Sessão Solene realizada no Plenário 1º de Maio, do Palácio Anchieta, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a “Salva de Prata”, sua principal honraria, ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. A solenidade, proposta pelo vereador Jair Tatto (PT), aconteceu no dia 18 de outubro e representa o reconhecimento da cidade à história de luta do Movimento pela reforma agrária, por uma alimentação saudável e pelo modelo de produção agroecológica.

“É uma justa homenagem. O MST produz sonhos, constrói perspectivas de uma vida melhor e dá provas de que uma sociedade igualitária, justa, solidária e onde todos e todas possam ter dignidade é possível! Pra nós, o MST é mais que um Movimento, somos irmãos de sangue e de luta!”, afirma Carlos Caramelo, da Diretoria Executiva da Unisol Brasil e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Veja abaixo algumas das premiações já recebidas pelo movimento em seus 35 anos de história:

• Prêmio Itaú-Unicef Educação e Participação: em 1995, em reconhecimento ao programa educacional desempenhado em seus assentamentos.

• Whitley Gold: um dos mais importantes prêmios ambientais do mundo, concedido em 2002, em reconhecimento ao trabalho inédito de conservação ambiental em assentamentos no Pontal do Paranapanema.

• Prêmio Juliana Santili: Em 2003, na categoria “ampliação e conservação da agrobiodiversidade”, pela contribuição do MST à conservação da Mata Atlântica.

• Prêmio Anual de Soberania Alimentar: Concedido em 2011 pela Coalizão Comunidade Soberania Alimentar (CFSC). A entrega aconteceu durante a 15ª Conferência Nacional da CFSC, na Califórnia, Estados Unidos.

• Prêmio Guernica: Em 2013, o MST foi agraciado pelo Prêmio Guernica para a Paz e Reconciliação. O comitê de jurados considerou o movimento é uma organização de luta pela paz e pela Reforma Agrária no Brasil. A premiação ocorreu em Guernica, na Espanha.

• Chapin Awards: Concedido pela organização estadunidense WhyHunger em 2016.

Com informações de: www.brasildefato.com.br

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM